JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Clima quente
No final da tarde de ontem, os dissidentes do manda-brasa entregaram ao presidente-interventor, Gaspar Laus, um pacotão de desfiliações
Na noite de ontem, estava marcada a reunião da executiva do Partido Progressista de Itajaí. Os perdigueiros da coluna assopram nos sensíveis zovidos do pançudo escriba, que um grupo forte defende que a sigla tenha candidatura à majoritária. Hummmm...
Voltando
Outra informação que pipocou é que existe a possibilidade do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), reassumir o comando do partido, interinamente nas mãos do vice-presidente da sigla, o narigudo secretário de Obras, Tarcízio Zanelatto. Ele vem defendendo, com veemência, que o PP faça parte da chapa à sucessão. Hummmm 2...
Missão cumprida
Ontem à tarde, lideranças dissidentes do manda brasa peixeiro entregaram ao presidente interventor Gaspar Laus, um pacotão de desfiliações resultantes da exitosa campanha Desfiliação Já! Coordenada pela dama de ferro, Eliane Rebello.
Alma lavada
Eliane se sente de alma lavada, e feliz pela confiança dos correligionários: Uma vida pública pautada pela razão coletiva que se vê consagrada na materialização da confiança de meus companheiros. Estou muito feliz e motivada para lutarmos juntos por um futuro melhor e mais humano, lasca a cacifada dama de ferro.
Prestar contas
O secretário regional de Itajaí, Aquiles da Costa (PMDB), vai dar início a uma série de visitas aos legislativos da região para prestar contas às excelências excelentíssimas das obras e ações mais recentes ou que estão em andamento.
Informativo
Aquiles fará explanação de todas as obras e entregará um informativo com fotos e informações sobre os investimentos que chegam a R$ 540 milhões (entre eles cinco novas escolas de ensino médio, ampliação do hospital Marieta, duplicação da rodovia Antônio Heil, construção do Centro de Eventos de Balneário), entre outras ações.
Visitas
O chefão da SDR faz questão de iniciar a prestação de contas pelas tribunas das câmaras, por entender que os vereadores são representantes das comunidades, conhecem a fundo as necessidades dos municípios. Em seguida, Aquiles dará um cheguinho nas prefas, onde visitará prefeitos e os alegres meninos e meninas da imprensa para apresentar o balanço das obras.
Grande escola
A SDR está sendo uma grande escola de governo para Aquiles, que pretende administrar Penha a partir de 2017. O ritmo do executivo exige muita habilidade para lidar com o funcionalismo público e com a administração financeira. O teste de gestão contará muitos pontos de vantagem.
Não compra briga
Aquiles é jovem (tem apenas 33 anos), é dinâmico, conta com bom acesso aos secretários de Estado (já esteve com praticamente todos os secretários para negociar liberação de verbas para a regional), e tem a fama de não comprar briga política. Mesmo sendo de partido de oposição ao prefeito de Penha, com quem disputou a última eleição, preza pelo bom relacionamento e diálogo.
Acompanhando
O pré-candidato a prefeito pelo Partido Verde peixeiro, professor Vilson Sandrini, vem acompanhando a polêmica em torno da redução do número de cadeiras na piramidal casa do povo. Sandrini, pontua: se o serviço prestado pelo legislativo não é bom, qualquer centavo passa a ser muito dinheiro.
Argumentos verdes
Pretende-se reduzir os 21 assentos para 12. Este argumento, todavia, parece que precisa ser relativizado porque, se nesta conta do custo X benefício, o único lado a ser mexido for o do custo, estamos aceitando a deficiência como normal, analisa o verdolengo Sandrini.
Bate estaca
A promotoria do Meio Ambiente de BC abriu inquérito para investigar a possível perturbação de aves e outros animais do Zoológico da Santur, em virtude dos bate estacas utilizados na construção do Centro de Eventos.
Broca
E eu que achei que existia uma legislação municipal proibindo o uso de bate estacas. No centrão, só pode daquele tipo hélice, que vai perfurando o solo como uma broca, causando menos impacto sonoro e na estrutura das casas da vizinhança.
Dono
O vereador Pedro Francez (PSD) está de zoio na janela da infidelidade partidária, pra debandar pra outra sigla. Pedro estaria acompanhando o fiel escudeiro Maurício Eskudlark, antes PSD, agora PR, mas o que Pedro não se atentou é que o partido já tem dono.
Fortes
Os nomes fortes da sigla vão ser o Galo da Barra, Asinil Medeiros, e a bela Juliete Nitz, que também debandou do DEM. Ela foi candidata a deputada. Hoje o PR tem só dois vereadores da última coligação. Orlando Anjoletti (DEM) já entrou na sobra...
