JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Teremos candidato à majoritária
O socadinho escriba almoçou ontem com o pré-candidato a prefeito do PR, vereador Maurílio Moraes, e o presidente da sigla, Fábio Rezes, o Fabinho
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, reassumiu a presidência do Partido Progressista, em reunião da sigla, na noite da última segunda-feira. O secretário de Obras, o narigudo Tarcízio Zanelatto, voltou à vice-presidência. O encontro teria sido concorrido e prestigiado, segundo os puxas presentes.
Ficam
O presidente JB, frente ao bafafá dos bastidores de que o PP não iria participar ou no máximo apresentar um postulante a vice-prefeito, reiterou que o PP terá um candidato à majoritária ou estará junto num projeto vitorioso pra cidade. Os mais afoitos lascaram que a fala do prefeito foi de ter candidato e pronto.
Porta aberta
Bellini sinalizou, também, que o PP está aberto a conversações com outras siglas para comporem e apresentarem uma nominata forte de pré-candidatos ao legislativo. Além de enfatizar que, acima de qualquer coisa, o mais importante é a apresentação de um projeto pra cidade. O que menos interessa, nesse momento, são nomes ou siglas, mas sim um projeto para Itajaí, debulhou.
É
O socadinho escriba almoçou, no dia de ontem, com o presidente do PR peixeiro, Fábio Rezes, o Fabinho, e com o vereador Maurílio Moraes, também republicano. O intuito do convite foi revelar que Maurílio é pré-candidato a prefeito pelo PR.
Alternativa
Maurílio, que é detentor de quatro mandatos, e foi o vereador mais votado da última legislatura, afirma que é pré-candidato ao paço da Vila Operária e que deseja se colocar como uma alternativa ao povão de Itajaí. Assegura que o presidente estadual do PR, deputado federal Jorginho Mello, deu total apoio e carta branca pra encaminhar seu projeto rumo ao paço.
Projeto
O vereador republicano, questionado sobre o projeto para a cidade, diz que vem sendo realizado em parceria com o PSDB. Ele não soube explicar o que vai acontecer se o PSDB tomar outro rumo. Com relação ao fato da mudança do PSD para o PR, assegura que não é oposição e nem situação, só quer defender o melhor pra cidade.
Nem contra e nem...
Maurílio, também, afirmou que se colocarem um projeto de redução de cadeiras na câmara, não será contrário, contudo defende que o legislativo e seus pares tomem uma decisão madura e racional, sem que tenha necessidade de forças externas. No ar, deixou que bota fé na representatividade e que, apesar de ser pré-candidato a prefeito, opina que um número menor de edis pode significar uma câmara mais subserviente ao executivo.
Batman e Robin?
Nos bastidores da política papa-siri, analistas sabichões de plantão especulam que neste ano eleitoral pode rolar a união de duas figuras conhecidas na articulação política e que sempre operaram em campos adversos.
Pesadelo
Com o andar da carruagem e as melancias se ajeitando, poderão estar no mesmo barco o reconhecido e consagrado articulador político, o bigodudo Amílcar Gazaniga, e o emergente e dedicado Jean Sestrem, que vem atuando fortemente com o grupo dos dissidentes do PMDB. Tem candidato que não dorme mais só em sonhar com a possibilidade.
Thiago no PMDB
Agora é oficial. O vereador Thiago Morastoni confirmou nesta terça-feira sua filiação ao PMDB, seguindo os caminhos do pai Volnei Morastoni. O edil já tinha anunciado no ano passado que faria a mudança, mas realizou a troca de sigla neste momento para respeitar os prazos exigidos pela lei eleitoral.
Apoio forte
Um dia antes da ida oficial ao Manda Brasa, Thiago esteve na capital manezinha, no Centro Administrativo do Governo do Estado. O agora peemedebista teve sua ficha de filiação abonada por integrantes de peso do partido, como o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o senador Dário Berger e o diretor-presidente da Casan, Valter José Gallina.
Nome de futuro
Num bate-papo descontraído, as três lideranças peemedebistas destacaram que Thiago surge com potencial neste momento de renovação da política. Candidato a vice-governador no ano passado, Thiago é visto pelo trio como um nome de futuro para Itajaí voltar a ter maior representatividade na política estadual. Foto no facebook: JC DIARINHO.
Movimentação
O PSDB peixeiro tenta dar um empurrãozinho pra que o pré-candidato a prefeito do Solidariedade de Itajaí, Osvaldo da Mancha Branca Mafra, experimente um pouco da maciez da cadeira da câmara federal, em Brasília. Mafra é o terceiro suplente da coligação PSDB/Solidariedade. Ele pode ocupar a cadeira por três meses, se o deputado federal, Marco Tebaldi, se licenciar.
Compromisso
Com essa ação, Mafra teria o compromisso de ser apoiado em 2018 pra deputado federal e com isso apoiaria um nome do PSDB ou sigla acasalada. O que ninguém entende é que os emplumados peixeiros andam silenciosos.
