JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PSD lá
Fabrício de Oliveira (PSB) e Júnior Pavan (PSDB) se encontraram no finde, no jantar da igreja Santa Clara, no bairro dos Munícipios
Seminário do PP estadual, sábado, em Itajaí, reuniu bagrões e bagrinhos da sigla
A ida do grupo dissidente do PMDB de Itajaí para o PSD, praticamente define de que lado estará a dama de ferro, Eliane Rebello, e seus leais seguidores. A movimentação revela que a candidatura de Paulinho Bornhausen está em adiantada costura de formação, dada a aliança anunciada em meados do ano passado pelos presidentes estaduais do PSB, Paulinho Bornhausen, PSD, Gelson Merísio, e Jorginho Mello do PR.
Complicado
Antes do dia dois de abril, data limite da legislação eleitoral, as conversações são frustrantes. O sentimento dos representantes de partidos é de que não há preocupação alguma em se apresentar frentes partidárias a fim de se propor projetos para o crivo da população. Será que será?
Agoniados
Almoço na sexta-feira, em chicoso restaurante da Beira Rio, reuniu representantes do PP, PDT, PSD e do PPS peixeiro. Dizem que encheram o bucho a valer. O cardápio foi variado, mas com ênfase em frutos do mar. O assunto foi o de sempre: as eleições de 2016.
Demora
Depois da comilança e da falação, os ventos que sopram do Atlântico fizeram chegar aos sensíveis ouvidos deste pançudo escriba o resumo do resumo do que foi dito, ou seja, a demora na definição das candidaturas para as próximas eleições.
Cá cos meus botões
O pessoal tá agoniado. Só se fala nisso. O que explica essa pressa é a ansiedade que o atual cenário desperta no brasileiro em geral, e no político em particular. O que vai acontecer? Cada um quer se apropriar o mais rapidamente possível de alguma coisa que tenha cheiro de certeza. O que, nesse caso, significa cargos. Ou não?
Devagar com o andor
Mas há que ter paciência, dizem os sabichões. O calendário eleitoral ordena que as convenções que vão estabelecer as candidaturas têm prazo até 5 de agosto para acontecer. Daqui a quase cinco meses! Só em 2 de abril encerra o prazo pra trocar de partido, que é quando vai se ter o cenário político claro de 2016. Então, qual é a pressa?
Influência externa
Há ainda o entorno que vai ajudar a definir o cenário local. O que os noticiários dizem sobre a política nacional é catastrófico. Há possibilidade de mudança no poder central, vide os últimos acontecimentos. E os caras cobrando pressa aqui em Itajaí?
Incógnita
Na verdade, ninguém sabe ao certo o que as próximas eleições revelarão. Vê-se o cenário atual com zoinhos de passado, se perguntando sempre qual será a parte de cada um nesse latifúndio. Não percebem que o que está em jogo é o futuro.
Pergunta...
É a luz no fim do túnel. Qual o caminho para se chegar a ela? Quem apresentar a melhor fórmula leva a eleição. No resumo, todos estão atrás de resposta. Poucos sabem, sequer, qual é a pergunta. Ai Jisus!
Candidaturas
No seminário do PP estadual, no hotel 101, na BR-101, em Itajaí, no finde, foi lançada a pré-candidatura a prefeito do Fábio Flor (Balneário) e Ramon Jacob (Camboriú). Além disso, a ex-deputada federal, Ângela Amin, fez moção ao ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, pra que seja um dos candidatos à majoritária estadual em 2018, por conta dos seus quatro mandatos com prefeito e dois como deputado estadual.
Oposição
Neste final de semana os pré-candidatos a prefeito da Maravilha, Fabrício Oliveira (PSB) e Júnior Pavan (PSDB), estiveram juntinhos no jantar da Igreja Santa Clara, no bairro dos Municípios. Pela reação das pessoas, parece que faz tempo que ninguém do governo aparece por lá. Foi uma chuva de reclamações da comunidade. Foto no face JC DIARINHO.
Abandono
O que mais ouviram foi que os bairros do lado de lá da BR 101, Municípios, Vila Real e Iate Clube estão abandonados. As ruas ficaram meses com mato que passava da cintura das pessoas e só agora, depois da temporada, é que os puxas do Piriquito voltaram a aparecer no bairro, mas só porque é ano eleitoral...
Gaeco
Circula nos altos da Dinamarca a informação de que logo o GAECO estará de volta à prefa da maravilha, e não será por conta da operação Trato Feito. Seria uma nova operação que será deflagrada e acertará em cheio setores importantes do governo. Um dos linguarudos comentou que: Já que os de dentro não veem ou não querem ver o que acontece aqui na prefeitura, os de fora estão vendo.... Oh dor!
