JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Social democratas
Na noite de quarta-feira, no Clube Almirante Barroso, a dama de ferro Eliane Rebello e seu grupo abraçaram o projeto do PSD. Com a presença do presidente estadual do partido e presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, foi firmado o ato definitivo do destino do grupo na política itajaiense.
Presenças importantes prestigiaram a chegada do grupo da dama de ferro, Eliane Rebello, no PSD. Políticos do PDT, PT, PP e PSB estavam lá!
Apoio de peso
Presenças importantes marcaram a passagem de partido. O prefeito Jandir Bellini (PP); prefeita em exercício, Dalva Rhenius (PSB); vereador engomadinho, Clayton Batschauer, que também assinou a ficha do PSD; secretário de Estado, Sandro Tarzan; deputado Rodrigo Minoto (PDT); o ex-prefeito bigodudo, Amílcar Gazaniga, presidentes de partidos como o PDT, PT, PP, PSB entre outros.
Fiador
Um dos pontos altos da noite foi quando o ex-prefeito bigodudo, Amílcar Gazaniga, afiançou na sua fala a operação política reconhecendo a história de luta do grupo liderado por Eliane Rebello e Omar Bernardino, o Baga.
Defensor
Amílcar se colocou como defensor do projeto que o grupo inicia e guardião dos compromissos democráticos assumidos pela executiva estadual do PSD dos quais testemunhou para tranquilizar a militância e que a mesma construa a história do PSD de Itajaí em paz e segurança institucional.
Fim de prazo
Hoje é o último dia para quem tem cargo eletivo pular o tambor sem perder o mandato. Mas continua até o dia 2 de abril, o prazo para quem quiser disputar as eleições escolher o partido de sua preferência. Há partidos para todos os gostos.
Mais prazo
Segundo alguns sabichões de lei eleitoral, o prazo que se encerra é para sair do partido de origem com o mandato debaixo do braço, não necessariamente tem que se escolher o novo partido já. Para isso, o prazo é dia 2. E os partidos têm até o dia 15 de abril para informar as mudanças ao cartório eleitoral.
E daí?
O fato é que só depois do dia 2 de abril os pretendentes ao paço da Vila Operária terão condições de planejar melhor suas candidaturas e buscar coligações. No rol das apostas, bocudos dizem que o PT será o partido que sairá mais emagrecido pelo troca-troca. Aqui em Itajaí, já perdeu o barbudinho Volnei Morastoni e o filho Thiago. Alguns vermelhinhos alfinetam que esses dois já vão tarde. Ai que dor!
Família Lima
Correu a notícia de que Décio Lima estaria de namoro com o PDT. Caso se confirme, é provável que leve junto a patroa, a deputada Ana Paula. Por outro lado, na convocação do Planalto para a posse de Lula na Casa Civil, ocorrida ontem em Brasília, Décio estava lá, todo pimpão, sentadinho batendo palmas para a presidente e para o ex-presidente. O que, convenhamos, não é atitude de quem está de partida. Então, é esperar para ver.
Conselheiro
O ex-vereador e dublê de Arquiteto, Tito Arruda (PMDB), nunca esteve tão inquieto em um período pré-eleitoral. Tito tem marcado presença nas reuniões dos pré-candidatos do Manda-Brasa e garante com aquela frase lá do Painel de que não tá morto quem peleia. Dizem que Tito, pelo que sabe da história política e pela própria militância na city peixeira, tem sido uma espécie de consultor do ex-prefeito e pré-candidato ao paço, Volnei Morastoni.
Ainda bem
O ex-prefeito de Rio do Sul, deputado federal por três mandatos, o empresário e diretor da faculdade Avantis, Artenir Werner, ao observar o panorama político vivenciado, disse: é muito bom não estar em Brasília neste momento em que o caldeirão ferve... Verdade!
Levou junto?
O PR de Itajaí, em nota no dia de ontem, acusou o ex-presidente da sigla, vereador Clayton Batschauer, de ter transferido todos os filiados da sigla para o PSD, sem autorização dos mesmos. A acusação partiu do filiado Evandro Samuel de Souza. A nota é assinada pelo presidente da sigla, Fábio Rezes, o Fabinho.
Boataria
Linguarudos de plantão, nos altos da Dinamarca, alardeiam que o pré-candidato a prefeito, Fabrício Oliveira (PSB), vai ser pau mandado do deputado estadual, o atucanado Leonel Pavan (PSDB). A estratégia é vista por especialistas sabichões com receio dos governistas nos processo sucessório. Tão tentando desmerecer os dois candidatos mais votados em BC, na última eleição.
Vice
A vereadora Marisa Zanoni Fernandes (PT) assumiu como vice-presidente da Mesa Diretora da casa do povo da Maravilha, em virtude da declaração de vacância da vaga, deixada pelo vereador Pedro Francez (PSD), que fez tanta força pra chegar lá e acabou deixando de bandeja a vaga para fazer oposição no projeto de renovação política dos Republicanos (PR).
Bloco
O Bloco Parlamentar, composto pelos vereadores Claudir Maciel (PSD), Orlando Angioletti (DEM), Marisa Zanoni Fernandes (PT) e Moacir Schmidt (PSDB) encaminhou ofício indicando Zanoni para a vice-presidência da casa, após a declaração de vacância.
