JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Exitus do professor Sérgio
Reunião na piramidal, ontem: Fabinho, presidente do PR; Mafra, presidente do SD; Mauro presidente do DEM; Paulo Gouveia presidente estadual do DEM; Cícero Zucco, papagaio de pirata da coluna do JC...
O professor sabichão, Sérgio Januário, especializado em pesquisas sociais e com acerto de 100% em pesquisas eleitorais, agora está trabalhando como consultor em sociologia política e estrategista político na Exitus Comunicação e Pesquisa em parceria com Daniella Medeiros. O nome da empresa combina com as trajetórias dos dois!
Banzé
Um verdadeiro banzé foi armado na região por conta do voto do deputado federal Décio Lima (PT) contra o impeachment. Décio, e o também vermelhinho, deputado Pedro Uczai, foram os únicos de SC a votarem pela não admissibilidade do processo de cassação por supostos crimes de responsabilidade fiscal da presidente Dilma Rousseff (PT).
Não é bem assim
As pessoas confundem o legislativo com o executivo. Alguns por oportunismo eleitoral... Décio Lima cumpriu seu papel com parte dos catarinenses no domingo, pois resguardou a proporção dos números expressados pela vontade do eleitor catarinense.
14 x 2
A Santa & Bela tem no congresso 16 deputados federais; Décio e Pedro Uczai representam 13% da bancada. Segundo os números apontados por pesquisas de opinião, Dilma tem 75% de reprovação no estado. Ou seja, 65% querem o impeachment, contra 35% que não querem o afastamento da presidente. Os votos representados por Décio Lima e Pedro Uczai acabaram por representar 35% dos catarinenses.
Sim e não
Afinal, quem não queria o impeachment não tinha direito de ser representado? A proporção do legislativo é diferente do executivo, onde o prefeito, governador ou presidente representam a vontade de maioria. No legislativo vale a representatividade de segmentos da sociedade. Além disso, Décio e Uczai são petistas, caras pálidas! Votaram no projeto do qual participam. E cá entre nós, pior outros partidos, tipo PP e PMDB, que fizeram parte do governo até ontem, mamaram nas tetas, e agora, abandonam o barco que ajudaram a afundar.
Demo
O DEM da Maravilha promoveu um regabofe com líderes e simpatizantes de Itajaí, Balneário e adjacências. O presidente estadual da sigla, Paulo Gouvêa, compareceu e pontuou o momento em que o país se encontra e a unanimidade dos votos favoráveis ao impeachment dos deputados da sigla.
Surpresa
E no cenário de BC, o presidente Gouvêa reafirmou com os filiados a disposição de ver o vereador Orlando Angioletti integrando a chapa majoritária. Já o Anjoletti, gabou-se: A alegria por ser o partido que mais cresceu em 2016 e a convicção de sermos a surpresa positiva nas eleições.
Tudo na paz...
Em Itajaí, Gouvêa visitou a piramidal e confirmou o despachante aduaneiro Mauro Santos, que vem sendo chamado de careca do Demo, como presidente do DEM em Itajaí (teriam 3 pré-candidatos a vereador). O DEM vai apoiar o PSDB, Solidariedade e PR.
Fora do ar
Ariel Silva não apresenta mais o programa Repórter Cidade, da TV Brasil Esperança. Pediu seu desligamento ontem. Os bocudos de plantão dizem que o clima tenso e de instabilidade provocado pela intervenção judicial na direção da emissora, motivaram o jornalista. À coluna, Ariel disse que a decisão foi tomada por motivos pessoais.
Intervenção
A intervenção judicial, que iniciou a partir da briga entre o antigo diretor, José Carlos Francelino, e o sobrinho, Fernando Francelino, pelo comando da entidade que mantém as duas emissoras de TV (Itajaí e Joinville), e a Rádio 106 FM, se arrasta desde o ano passado. Na última semana foi realizada a eleição, e José Carlos foi reeleito presidente da Fundação, mas o resultado ainda não foi referendado pela Justiça.
Intervenção 2
Enquanto a decisão final não sai, a instabilidade entre os funcionários que torcem pra um lado ou outro é grande. Uma pena porque enquanto isso a emissora que está há 16 anos no ar vai ficando sucateada e perdendo o seu caráter educativo e comunitário.
Encontro
No finde, o PSOL de BC foi o anfitrião de uma importante discussão. Presentes 25 lideranças e dirigentes do PV, PCdoB e PT - que juntos somam 82 deputados federais (ausentes o PDT e PSTU, convidados, que somariam mais 12), na reunião convocada pela Executiva do PSOL na cidade.
