JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
InovAmfri
Paulinho Bornhausen foi o entrevistado de Dario Silva, na rádio Difusora, no finde. Foi ao Trânsito Livre falar do InovAmfri, o programa bancado pelo governo do Estado e pela Amfri para planejamento estratégico da região. Bornhausen é presidente de um conselho consultivo de notáveis que aposta nessa iniciativa para transformar Itajaí e região num pólo de investimento mundial.
Vereadores peixeiros, acompanhados do deputado João Amin (PP), se encontraram com a secretária estadual de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, pra falar de pertinho sobre o problemático Casep de Itajaí
O embaixador do Brasil em Cingapura, Luiz Fernando Serra, cumprimenta Raphael Chua, vice-presidente da Jurong Consultants Pte. Ltda., depois de assinar como testemunha o contrato firmado entre a Jurong e o InovAmfri
Política
Claro que as eleições municipais acabaram virando tema, o que ajudou a esclarecer o pensamento de Paulinho, apontado como provável candidato a prefeito de Itajaí. Para ele, o mais importante são projetos que preparem a cidade para a retomada do crescimento e geração de empregos de qualidade.
Nomes são consequência
Não importa, segundo Bornhausen, se o nome é A ou B, o que importa é que ele esteja sintonizado com o que as pessoas estão querendo. E as pessoas querem, no entender dele, bons empregos, educação de qualidade, saúde e segurança, e isso se faz, completou, com planejamento. E é disso que trata o InovAmfri.
Agenda
Na visão de Paulinho, as próximas eleições têm de sair da agenda dos políticos e ir para a agenda das pessoas. Para isso, o plano do InovAmfri quer atrair empresas de peso para a região para diminuir efetivamente a dependência da nossa economia da atividade portuária, que tem que ser fortificada, mas não ser a nossa única fonte de emprego e riqueza.
Missão impossível?
Na entrevista foi lembrada a dificuldade de se implantar projeto de tamanha grandeza e abrangência, ao que Bornhausen pontificou que quem não enfrenta as dificuldades não chega a lugar algum. E relembrou difíceis lutas suas, como o fim da CPMF, a retirada dos pardais das rodovias e atração da BMW para Santa Catarina, todas etapas já conquistadas.
Conclusão
Candidato ou não, as colocações de Paulinho sobre a necessidade de uma agenda positiva para as próximas eleições são um antídoto eficaz contra o desencanto e a desesperança das pessoas em relação ao mundo político. Bornhausen pontificou que, ou os políticos incorporam a agenda da sociedade ou a próxima eleição será vencida pelos votos nulos, brancos ou abstenções. Está certíssimo!
Na berlinda
A minha musa na piramidal, a vereadora BBB, Anna Carolina (PSDB), enfrenta no dia de hoje, o julgamento na dona justa do processo que a sua antiga sigla, o PRB, lhe tacou por infidelidade partidária. A galega saltou o tambor, sem motivos pra se tornar tucana. O TRE tem sido duro nessa questão.
Corre risco
Existe o risco de que Anna perder o mandato. Se a decisão for pela perda da cadeira, após o esgotamento de prazos, embargos e recursos, deve ser dado o cumprimento a decisão, o que pode levar de 20 a 45 dias. Na regra geral não existe efeito suspensivo, mas pode ser tentado, o que não é nada fácil de conseguir.
Casep
A pedido do líder do governo na piramidal, vereador Fernando Pegorini (PP), o deputado estadual João Amin (PP), agendou reunião com a secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, e equipe técnica do DEASE, na Capital Manezinha. O plá foi a reforma do problemático Casep.
Em cima
Os vereadores que compõem a Comissão, Fernando Pegorini (presidente), Giovani Felix PT (vice-presidente) e Calinho Mecânico PP (relator) buscaram informações sobre a reforma do local. Interditado desde o ano passado, as excelências excelentíssimas questionaram os motivos pelos quais a obra de reforma, que já foi licitada, ainda não foi iniciada.
Visita in loco
Como resposta imediata, foi agendada para esta segunda-feira, uma vistoria com a equipe sabichona e técnica da secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e a empresa vencedora da licitação para verificar a estrutura do Casep.
Escola de campo
Na mesma oportunidade, Pegorini protocolou com o João Amin projeto da secretaria de Educação peixeira com pedido de espirrar recursos do FUNDOSOCIAL do Governo do Estado para construção de uma Praça de Convivência.
Aproximar
A praça de Convivência terá espaços para brincadeira, leitura, e as atividades físicas e culturais das crianças da escola de Campo Maria do Carmo Vieira situada no Km 12, região rural de Itajaí. Trata-se de um projeto piloto de escola de Campo que incentiva valorizar os saberes da vida rural e fortalece a aproximação com a comunidade agrícola. Bacana!
Década
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) celebra este mês 10 anos de exercício. Com assistência voltada a casos de urgência e emergência, formada por profissionais capacitados, a unidade guarda, ao longo da última década, boas lembranças mas também momentos difíceis.
Trote
Era uma novidade no estado e na cidade. Desde o começo, eram muitas ligações e atendimentos, como é até hoje. Mas claro que os trotes eram em maior número e a população ainda estava um pouco desorientada, comenta Renaldo Marquatto, socorrista desde a implantação, no início de 2006.
Sulistas
A Comissão do movimento O Sul é o Meu País, de Itajaí, promove na quarta-feira, com início às 19h30, uma palestra explicativa sobre as propostas da entidade. Será na casa do povo peixeiro. O evento é organizado pela diretoria peixeira, sob a coordenação dos empresários e lideranças locais Emílio Dalçoquio (apoiador do Bolsonaro) e o galego Paulo Mannes.
Num gosto
A divisão não é a solução, pois o país já está pra lá de dividido, mas que seria um prejuízo para federação, ficar sem a cereja do bolo, isso eu não tenho dúvida. Acho viagem ocupar o espaço do legislativo pra difundir tal disparate. Bom, isso é democracia, né não?...
Colegiado
O lançamento oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí CoGEMFRI, vai ser nesta segunda-feira, dia 25 de abril, a partir das 19h, no Centro Eventos de Itajaí. Está prevista a presença do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), o senador Cristovam Buarque (PDT), palestrante da noite, prefeitos e convidados.
Emergência
Uma semana após a Maravilha de o Atlântico ser assolada pela forte chuva, o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), decretou situação de emergência nas localidades afetadas por inundações do dia 13 de abril. O documento foi assinado após levantamento realizado pela Defesa Civil e secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.
Diagnóstico
Na reunião ficou definido que, a partir do decreto, a prefa irá elaborar uma proposta para auxiliar as famílias atingidas com base no levantamento da secretaria de Inclusão e pelos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Nação Cidadã e Construindo Cidadania.
