JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Silêncio
Peemedebistas de BC foram à leleia na solenidade que marcou os 50 anos de fundação do PMDB. Liderados pelo prefeito Edson Periquito e pelo presidente Plinio dos Santos, pelo menos 200 filiados vestiam camisetas alusivas à data, com logo do diretório municipal praiano
Um hiato tomou conta do cronograma político de Itajaí. Não se sabe se por indefinições nacionais ou por pura inércia partidária, todas as questões envolvendo o tema político tem esfriado os discursos e as articulações na terrinha peixeira.
Ninguém entende
A principal incógnita do cenário, sem dúvida, é o PSDB. Políticos experientes e eleitores conquistados coçam o cocuruto tentando entender o freio puxado dos tucanos. Depois de longos anos construindo peça por peça o cenário ideal, o ninho ergueu muros e se isolou da esperança da sociedade em ter um nome que mereceria uma chance pela ousadia e persistência.
Projeto
Era evidente que o PSDB tinha um plano para administrar a city peixeira; ergueu o nome do sem fraturas, Deodato Casas, e formou fileiras com candidatos à piramidal casa do povo com experiência. Conquistou três cadeiras no legislativo e tem em seus quadros jovens entusiasmados e preparados.
É chegada a hora
A minha musa BBB, Anna Carolina, tem dito que o projeto do PSDB deve continuar com candidatura própria como planejado e trabalhado há anos. Eleita em seu primeiro mandato na legenda composta pelos emplumados, a galega sempre teve um relacionamento muito forte com o partido.
Enquanto isso
O PPS se organiza em bases e busca musculatura interna e externa para o lançamento de Fabrício Marinho como um nome novo, preparado, experiente e sem máculas. O que já é uma boa largada, considerando-se as dificuldades da atual legislatura.
Comunas
O PCdoB tenta inaugurar uma espécie de caravana com os partidos tidos como nanicos nas etapas passadas, acreditando na unidade da indignação. Visto constantemente reunido em eventos pela city, Sandro Garcia vai expondo a receita aos grandões que fazem de conta que costuram na sombra, talvez para parecerem mais inteligentes.
PSD
O recém-reformado PSD, sob o comando da dama de ferro Eliane Rebello, reconstrói e reorganiza sua base. Filiados dentro do prazo os nomes que devem compor a nominata, agora prepara campanha para a refiliação dos dissidentes Manda Brasa, já com proposta de engajamento eleitoral programando uma série de eventos internos com lançamentos e distribuição de forças. Mas majoritária, nadicadenada, silêncio sepulcral.
Brizolistas
Apesar da figura de Marcelo Saldré, ops, Sodré, sempre ser a referência do PDT, hoje transparece timidamente que há correntes com diferentes pensamentos em relação ao paço da Vila Operária. Enquanto Sodré garimpa alianças, Nikolas Reis tem comparecido em todos os eventos e situações que o líder do PSB, Paulinho Bornhausen, promove. Sempre acompanhado de um grupo de jovens que vem arregimentando com a chegada em terras peixeiras.
Manda Brasa
Os peemedebistas envolvidos em torno do ex-prefeito Volnei Morastoni, tentam compor um cenário pra tentar emplacar uma candidatura à majoritária, correndo em busca de um vice dos sonhos. A sigla não pode ser desprezada, pois tem cinco vereadores na piramidal, apesar de parecer não existir.
A grande aliança
Uma coisa parece comum entre todos: a busca da fonte da liberdade. Em tempos de GAECO e Lava Jato, todos buscam se eximir de qualquer relação, por mínima que seja, com os eventos que abalaram o país e proporcionaram ondas de choque que atingem tudo. A procura de uma mágica que acerte o coração do eleitor em uma nova aliança de confiança parece ser o que mais gasta massa cinzenta dos postulantes. É esperar pra ver.
Na corda bamba
A vereadora Anna teve seu julgamento por infidelidade partidária que lhe move o PRB, suspenso na noite de segunda. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral pediu vistas.
Difícil
Após o voto do relator pela cassação de Anna, que foi seguido por outra excelência, uma discussão cresceu, dando esperanças a Anna. Mas segundo os entendidos, deve ser difícil reverter o entendimento. O julgamento da ação deve voltar à pauta na próxima segunda-feira, conforme declarado pelo presidente. Veja o vídeo do julgamento e do voto do relator no fecibuque JC DIARINHO.
Ferrando
A vacinação contra a gripe HN1 está sendo realizada atrás da igreja Matriz, no Centro de Referência da Saúde Criança e Mulher. O problema é que os dois banheiros do local estão interditados. Parece que vira e mexe querem ferrar com o secretário de Saúde, topetudo Osvaldo Gern (PP). Cosadiloco!
