Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Silêncio


Peemedebistas de BC foram à leleia na solenidade que marcou os 50 anos de fundação do PMDB. Liderados pelo prefeito Edson Periquito e pelo presidente Plinio dos Santos, pelo menos 200 filiados vestiam camisetas alusivas à data, com logo do diretório municipal praiano

 Um hiato tomou con­ta do cronograma po­lítico de Itajaí. Não se sabe se por indefinições nacionais ou por pura inércia partidária, todas as questões envolvendo o tema político tem es­friado os discursos e as articulações na terrinha peixeira.

Ninguém entende

A principal incógnita do cenário, sem dúvida, é o PSDB. Políticos experientes e eleitores conquistados co­çam o cocuruto tentando en­tender o freio puxado dos tucanos. Depois de longos anos construindo peça por peça o cenário ideal, o ninho ergueu muros e se isolou da esperança da sociedade em ter um nome que mereceria uma chance pela ousadia e persistência.

Projeto

Era evidente que o PSDB tinha um plano para admi­nistrar a city peixeira; ergueu o nome do sem fraturas, De­odato Casas, e formou fi­leiras com candidatos à pi­ramidal casa do povo com experiência. Conquistou três cadeiras no legislativo e tem em seus quadros jovens en­tusiasmados e preparados.

É chegada a hora

A minha musa BBB, Anna Carolina, tem dito que o pro­jeto do PSDB deve continu­ar com candidatura própria como planejado e trabalha­do há anos. Eleita em seu primeiro mandato na legen­da composta pelos emplu­mados, a galega sempre teve um relacionamento muito forte com o partido.

Enquanto isso

O PPS se organiza em ba­ses e busca musculatura in­terna e externa para o lança­mento de Fabrício Marinho como um nome novo, prepa­rado, experiente e sem má­culas. O que já é uma boa largada, considerando-se as dificuldades da atual legis­latura.

Comunas

O PCdoB tenta inaugu­rar uma espécie de caravana com os partidos tidos como nanicos nas etapas passadas, acreditando na unidade da indignação. Visto constan­temente reunido em eventos pela city, Sandro Garcia vai expondo a receita aos gran­dões que fazem de conta que costuram na sombra, talvez para parecerem mais inteli­gentes.

PSD

O recém-reformado PSD, sob o comando da dama de ferro Eliane Rebello, recons­trói e reorganiza sua base. Filiados dentro do prazo os nomes que devem compor a nominata, agora prepara campanha para a refiliação dos dissidentes Manda Bra­sa, já com proposta de en­gajamento eleitoral progra­mando uma série de eventos internos com lançamentos e distribuição de forças. Mas majoritária, nadicadenada, silêncio sepulcral.

Brizolistas

Apesar da figura de Mar­celo Saldré, ops, Sodré, sem­pre ser a referência do PDT, hoje transparece timidamen­te que há correntes com di­ferentes pensamentos em relação ao paço da Vila Ope­rária. Enquanto Sodré ga­rimpa alianças, Nikolas Reis tem comparecido em todos os eventos e situações que o líder do PSB, Paulinho Bor­nhausen, promove. Sempre acompanhado de um gru­po de jovens que vem arre­gimentando com a chegada em terras peixeiras.

Manda Brasa

Os peemedebistas envol­vidos em torno do ex-pre­feito Volnei Morastoni, ten­tam compor um cenário pra tentar emplacar uma candi­datura à majoritária, corren­do em busca de um vice dos sonhos. A sigla não pode ser desprezada, pois tem cinco vereadores na piramidal, apesar de parecer não exis­tir.

A grande aliança

Uma coisa parece comum entre todos: a busca da fon­te da liberdade. Em tempos de GAECO e Lava Jato, todos buscam se eximir de qual­quer relação, por mínima que seja, com os eventos que abalaram o país e proporcio­naram ondas de choque que atingem tudo. A procura de uma mágica que acerte o coração do eleitor em uma nova aliança de confiança parece ser o que mais gas­ta massa cinzenta dos postu­lantes. É esperar pra ver.

Na corda bamba

A vereadora Anna teve seu julgamento por infide­lidade partidária que lhe move o PRB, suspenso na noite de segunda. O presi­dente do Tribunal Regional Eleitoral pediu vistas.

Difícil

Após o voto do relator pela cassação de Anna, que foi seguido por outra exce­lência, uma discussão cres­ceu, dando esperanças a Anna. Mas segundo os en­tendidos, deve ser difícil re­verter o entendimento. O jul­gamento da ação deve voltar à pauta na próxima segun­da-feira, conforme declarado pelo presidente. Veja o vídeo do julgamento e do voto do relator no fecibuque JC DIA­RINHO.

Ferrando

A vacinação contra a gri­pe HN1 está sendo realiza­da atrás da igreja Matriz, no Centro de Referência da Saúde Criança e Mulher. O problema é que os dois ba­nheiros do local estão inter­ditados. Parece que vira e mexe querem ferrar com o secretário de Saúde, topetu­do Osvaldo Gern (PP). Cosa­diloco!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Custou caro

Show de Bola

Custou caro

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.