Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Favas contadas


O afastamento da presidenta Dilma esta semana e as primeiras ações do governo Temer devem movimentar corações e mentes no ambiente político nacional e deixar no gelo os assuntos paroquiais. Que, no entanto, continuam rodando, mesmo longe dos holofotes. E que muito nos interessam...

O escriba almoçou com o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), e o secretário de Coordenação, Marcos Aurélio, o Lelo, no fim de semana

Peemedebistas

Corre que o neo-peemedebista (que brevemente será o partido do presidente da república), barbudinho Volnei Morastoni, tem corrido as sete Marias atrás de simpatias e simpatizantes. As notícias dão conta de companhia eclética a lhe ciceronear: Wilson Rebelo, Denísio Baixo, Tito Arruda e Gaspar Laus são os mais influentes. As línguas afiadas contam que de velório à festa de quermesse, não perdem uma. Ponto pra eles.

Tucanos

No ninho tucano a conversa é que a dobradinha entre Deodato Casas e Maurilio Moraes está decolando com coligação fechada do PSDB com PR e Solidariedade. A busca por mais adeptos é o que os move atualmente.

Cabeça

Mas dizem que a cabeça de chapa real é Dedé da Murta (que pode manter ou perder o mandato em julgamento na quarta), ou a BBB Anna Carolina (que deve ser julgada nesta segunda, e manter ou perder o mandato). Então é esperar pra ver.

Conversação

Consta que os demais partidos que compõem o cenário peixeiro continuam conversando. E haja papo. PSB, PSD, PDT e o atual ex-todo poderoso PP ciscam daqui e dali. Mas o clima é de incertezas. Alguns dizem que é cedo demais para definições, outros dizem que há projeto comum em andamento. Fala-se até em candidato surpresa. O que não há muito mais é tempo... Será?

Aliás

A crítica maior vem dos progressistas. Temem que o partido se enfraqueça no processo pós Jandir. Tem razão. Dos cinco vereadores eleitos pelo PP em 2012, Dedé mudou de sigla, Gern e Susi não vão concorrer no próximo pleito, Zé do Codetran está preso, e o único que segue, meio baleado, é Tonho da Grade. É Flórida.

Sobrevida

Em meio à debandada, o PP vive de suplentes na câmara. Enquanto não toma o cargo do pulador Dedé da Murta, o partido segue liderado pelo antes desprezado Pegorini, acompanhado por Calinho Mecânico e por Vanderlei Dalmolin, que deve descolar da cadeira esta semana, ou não? Mecânico representa a velha guarda da câmara e do PP, Pegorini a novidade, mas é pouco para o partido que teve a faca e o queijo na mão. Ou não?

Jogo do poder

O que se conclui é que o poder pode fazer mal e bem. Para toda a bancada do PP de Itajaí na casa do povo, pelo que se vê, fez mal. Mas para Jandir fez bem, porque sai como liderança absoluta do partido depois de quatro mandatos. No âmbito nacional, para Dilma e catrefa, fez mal, mas para Lula fez bem, pelos mesmos motivos. Fica esse jogo para se jogar. Os resultados são surpreendentes. Tente.

Alfaiate brizolista

Cresce a conversa de que Marcelo Saldré, ops, Sodré, anda costurando sua candidatura a prefeito junto a alguns partidos. Diante da abertura quase que completa do cenário e a enorme rejeição a nomes do passado, Marcelo sonda as forças para postular seu nome.

Histórico

Não é de se jogar fora o legado de Sodré. Boa praça, educado e respeitoso, tem o sangue gelado necessário para engolir sapos ao mesmo tempo em que comanda com liderança firme o PDT. Marcelo é um dos políticos que mais a população investiu, atribuindo-lhe cargos e funções ao longo de 20 anos.

Ficha limpa

Ocupou cargos importantes como a direção do Semasa, onde construiu a barragem de contenção do sal na água, projetou e iniciou a execução do projeto de saneamento, administrou orçamentos de grande volume e não responde a nenhuma bronca na dona Justa. A única prigunta que num cala é: mas e o Nikolas Reis?

Saiu

O vereador Osvaldo Topetudo Gern (PP) entregou sua carta de exoneração ao ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), no final da tarde de sexta-feira. Deixou de ser secretário de Saúde. Gern tomou a iniciativa por causa da aceitação da denúncia da Operação Dupla Face, onde é acusado de advocacia administrativa. Gern pretende provar que é inocente.

Não queria

Consta que o alcaide JB não queria a saída de Gern. Mas ele volta à piramidal, desalojando o briguento Vanderlei Dalmolin, que pulou o tambor, saindo do PP e indo para o PMDB. Na manhã de hoje, rola reunião na secretaria de Saúde, com o prefeito, onde deve sair o nome do novo chefe da pasta. O nome mais acertado é o de Raquel Marquetti, que é efetiva e coordena trocentos programas na Saúde.

Imprescindíveis

Com a saída de Gern, não devem rolar mudanças substanciais no time de abobrões. Inclusive, alguns são imprescindíveis, como Ivan Macagnan na Procuradoria; Tarcísio Zanelatto (Obras); Murilo José (Comunicação); Flávio Farias (Semasa); Marcos Andrade (Fazenda); Jane Furtado (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Edson d’Ávila (Educação) e Jaime Márcio Espíndola (Controladoria Geral).

Bolinha

O socadinho escriba almoçou no finde com o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), e o seu secretário de Coordenação, Marcos Aurélio da Silva, o Lelo, que tem acumulado momentaneamente a secretaria de Governo.

Tocando

Bolinha se mostrou otimista e confiante. Afirma que tem feito tudo com correção e que mantém a cabeça erguida. Apesar da crise econômica que tem afetado grandemente todas as citys país afora, Bolinha diz que a secretaria de Obras não para.

Peito aberto

Bolinha mostrou que tem consciência tranquila sobre tudo que fez, faz e fará. Já quando o assunto muda para eleições, sabe que cada uma é um novo desafio. Deixou claro que sabe negociar apoios, e não entra em desespero ou desequilíbrio como alguns candidatos...

Polêmica da bicharada

Ainda repercute mal no meio político da ex-capital do Jet Sky, as declarações do jovem mancebo da política, Fabiano José Alves (DEM). Em entrevista a um jornal, qualificou os políticos mais experientes de Piçarras de “Macacos Velhos”.

Alusão

Uma alusão direta a nomes como do atual prefeito Leonel Martins (PSDB), ao ex-prefeito Humberto Teixeira (PP), a vereadores como o Tampa e outros tantos. De quebra, ainda declarou que não aceitaria nenhum deles ao seu lado.

Trocou o bicho

Fabiano que quer entrar na vida pública piçarrense, na ânsia de retificar a caca que verbalizou, mudou o bicho. O rapaz procurou a rádio local para desdizer e trocou “Macaco Velho” por “Raposa Velha”.

Pegou mal...

O remendo também não soou bem. A turma vê as declarações como desrespeito a políticos que contribuíram muito com a city da praia sem praia. E que o discurso foi arrogante. Eitcha coisarada!

Dificuldade

Está agendada para esta segunda-feira a explicação dos vereadores de BC ao promotor da moralidade administrativa, Jean Michel Forest, chefão do GAECO, sobre a denúncia do empresário e ex-vereador Jorge Caseca, que afirmou em nota pública que as excelências criam dificuldades para vender facilidades.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

DIARINHO completa 47 anos

Charge do Dia

DIARINHO completa 47 anos




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.