JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vai num vai
De mãos dadas... Os prefeitos Periquito (BC), Jandir (Itajaí) e o ex-prefeito barbudinho, Volnei Morastoni
Ganhou força no final de semana a notícia de que Paulinho Bornhausen não seria mais opção de candidatura para o próximo pleito em Itajaí. A informação ainda não foi confirmada, mas combina com a revoada que tomou conta do final da semana que passou.
Definições surgindo
O PSDB confirmou coligação própria com PR e Solidariedade. O PDT anunciou chapa pura, e o PP freqüentou a convenção do manda-brasa no sábado. No ninho tucano fala-se da candidatura da BBB, Anna Carolina, para prefeita com Maurílio Moraes (PR) de vice, ambos com a bênção do sem fraturas, Deodato Casas, Dedé da Murta e Osvaldo da Mancha Branca Mafra. Hummmm...
Brizolistas
No PDT, o anúncio da chapa pura com Marcelo Saldré, ops, Sodré, e Nikolas Reis, sem que ainda esteja definido quem vai na ponta e quem segue na garupa, veio seguida de críticas na condução do processo que buscava uma frente partidária que se oporia ao barbudinho Volnei Morastoni, e inauguraria um novo tempo na política ltajaiense.
Volnei e Jandir?
Com o zum-zum-zum da aproximação do PP com o PMDB local, onde na convenção do finde, Jandir Bellini circulou com desenvoltura com Volnei, fecha um cenário que combina com a possível não vinda de Paulinho Bornhausen.
PMDB mostra força
Aliás, foi bastante prestigiada a convenção e eleição dos membros do Diretório do PMDB peixeiro, que rolou no na Sociedade da Vila. Cerca de 1500 filiados votaram e referendaram a única chapa concorrente ao pleito, denominada Luiz Henrique da Silveira. Os líderes do Manda Brasa reforçaram aos presentes o projeto do partido, de candidatura própria a prefeito nas eleições de outubro, com o pré-candidato barbudinho Volnei Morastoni.
Quem será o presidente?
A chapa LHS é composta por 70 membros e são eles que, nos próximos dias, escolherão o novo presidente e membros da executiva do partido. Nos bastidores, os nomes mais cotados pra assumir a presidência do PMDB em Itajaí são o próprio Volnei Morastoni, Laudelino Lamim, Pedro Geraldi, Gaspar Laus e Junior Rebelo.
Diversas lideranças
A convenção contou com a presença de presidentes e líderes de vários partidos, como PP, PSDB, PR, PDT, PPS, SD, entre outros. Também compareceram nomes de peso do próprio PMDB, como o presidente do Manda Brasa na Santa & Bela, deputado federal Mauro Mariani, o coordenador estadual do partido para as eleições, deputado estadual Valdir Cobalchini, o ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, e o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito.
Jandir e Volnei
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, chegou à convenção peemedebista, acompanhado do líder do governo na piramidal Fernando Pegorini (PP). Os dois governistas foram recepcionados pelo barbudinho Volnei e seu filho, vereador Thiago Morastoni, num clima bastante amistoso.
Aliança???
Um dos principais momentos na convenção foi o bate-papo descontraído entre Volnei, Jandir e Periquito. O trio conversou ao pé do zovido, sabe-se lá sobre o que, e ao final, aos risos, posou para fotos. Seria o início de uma possível aliança entre PMDB e PP, com Jandir e Volnei do mesmo lado? Isso só o tempo dirá, mas o fato já deixou muito pré-candidato de cabelo em pé, louco pra rever suas alianças. Ai, ai, que dor!
Cara de paisagem
Com tudo isso acontecendo, e gente próxima a Paulinho continua sem confirmar nada. Dizem que as conversações prosseguem, que as definições se aproximam, que há um projeto em andamento. Tudo muito vago.
Segurando
Nesse cenário, o PSB de Itajaí, da vice Dalva e do presidente desassossegado da piramidal, Luiz Carlos Pissetti, ficaria quase sem opção de aliança. A não ser que o candidato surpresa seja o presidente da Associação Comercial (ACII), Eclésio Silva, que assinou a fichinha no PSB, quatro dias antes do prazo final.
Segurando o pincel
O problema é que Eclésio, com todo respeito que merece, não tem voto e nem carisma, muito menos tempo pra construir um nome viável. A não ser que o PSB se coligue com o PSD da dama de ferro, Eliane Rebello. Se este ainda não se amancebou com o PDT de Marcelo Sodré, com quem Eliane é vista frequentemente trocando figurinhas.
Complicado?
Ainda tem o PPS com candidatura própria, de Fabrício Marinho; o PV com a candidatura do professor Sandrini; Tibério Testoni do PEN, que deu polêmico entrevistão no DIARINHO do final de semana se anunciando candidato, mais o comunista Sandro Garcia e etc. e tal. Por falta de candidato não se morre tão cedo.
