Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Indefinição e dúvida


O jovem advogado e pré-candidato a vereador em BC, Jackson Fernando, visitou o socadinho escriba pra um papo

O vereador Adriano de Souza, o Tibeco, foi lançado pré-candidato governista em Penha

O ambiente político local reflete muito o atual momento brasileiro. Temer conseguirá se manter com esse time que montou? Uma espécie de clube do Bolinha com gente manchada por investigações e até um suspeito por assassinato? O PT conseguirá dar a volta por cima? E a economia se recuperará? Em quanto tempo?

Priguntas

Essas são algumas das perguntas no ar. O clima está de ninguém querer ver a cara de político. A raça tá mais vaiada que juiz em clássico de futebol. E é nesse estado de humor que se está saindo para mais uma eleição municipal, em tese, a mais sintonizada com os anseios do povão. É na cidade que se vive e que a comunidade se depara com dificuldades na saúde, educação, segurança, trânsito, etc.

Pós-tudo

A esse ambiente hostil se soma em Itajaí o fato de vivermos a eleição pós-Jandir, que foi até agora um elemento balizador de todas as eleições desde 1992, quando concorreu por aqui a sua primeira eleição e perdeu para o alemão Arnaldo Schmitt (PMDB), mas isso faz tempo. Quando o tempo de Arnaldo passou, na eleição seguinte, a de 1996, seus escudeiros o acusavam de não ter deixado se criar ninguém que o substituísse.

O sucessor

Agora ocorre o mesmo. Gente do PP acusa veladamente Jandir de não ter tido a capacidade de criar um nome com envergadura para sucedê-lo. Não criou ou não deixou criar? Essa é a pergunta a todo grande líder, que, geralmente, não quer saber de sombra por perto.

Outros exemplos

Tirando Lula, do PT, por exemplo, o que temos de candidato forte entre os vermelhinhos? Ninguém. Ou muito pouco. Assim o PT daqui, com a saída de Volnei, obrigou Décio Lima a fixar residência por aqui para tapar o vazio de liderança que se abriu. Assim a esperança surgida da possibilidade não concretizada de uma candidatura de Paulinho Bornhausen (PSB) no lado governista.

Faltam lideranças

No Brasil e por aqui o que se procura é um líder. Um nome capaz de juntar os cacos e levar a bagaça em frente. Alguém que sintetize de alguma maneira os anseios da população e que consiga uma coalizão capaz de ganhar uma eleição. Se não, eleição vira loteria, que é o que parece que vai acontecer por aqui este ano, e no Brasil daqui a dois anos.

Nomes

Volnei requenta sua liderança em outro partido na tentativa de se reinventar e refundar um governo que no seu mandato de 2004 a 2008 não conseguiu afirmar. O PSDB tenta ser alguma coisa numa cidade em que nunca foi nada mais do que mero coadjuvante com uma aliança com PR e Solidariedade. Vozes tucanas falam que o melhor para o partido seria uma chapa pura com Deodato e Anna Carolina. Será?

Mais

Candidaturas soltas pululam, vide Tibério Testoni, Sandrini da Univali, Fabrício Marinho, Sandro Garcia, Marcelo Sodré e outras ditas candidaturas de jornal, que só querem mesmo é espaço ao sol para buscar se amancebar com algum grupo mais consistente.

Governistas

Na base governista, vive-se o dilema do nome que represente o projeto conjunto que dizem estar sendo desenvolvido. Nada se ouve dos áulicos que antes anunciavam as benesses do governo. Tarcízio Zanelatto me disse que passarinho na muda não pia.

Pululam

Nomes como o de Dalva Rhenius, Flavinho do Semasa e Eclésio Silva rolam na boca de governistas. Mas, no fundo, o que todos pensam mesmo é na falta que um Jandir faz. Ai Jisus!

Arquivada

Na última sessão da piramidal casa do povo, chegou despacho da 9ª promotoria de justiça de Itajaí arquivando denúncia contra o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), pelo fato de ter se ausentado do cargo por sete dias para tratamento de saúde.

Carnaval eleitoral

O promotor Luiz Eduardo deixa claro que não há legislação municipal que proíba o prefeito, em curto tempo, de afastar se do munícipio e ser obrigado a transmitir o cargo de prefeito à sua vice. A própria lei orgânica e a Constituição Federal permitem o afastamento por 15 dias sem que o burgomestre necessite de autorização legislativa.

Besteiras

Fica evidenciado que, mais uma vez, a intenção dos vereadores era fazer carnaval em ano eleitoral. Tem que analisar as besteiras que andam fazendo como, purexemplo, o vereador Rafa da Padaria (PR) que tomou um pau medonho dos agricultores na última sessão da CVI por ter tentado ridicularizar a presidente da associação dos agricultores.

Estudem mais

O presidente da piramidal, desassossegado Luiz Carlos Pissetti (PSB), bem que alertou que é preciso estudar mais. Isso vale pra excelências excelentíssimas, operadores do direito etc...

Visita

O socadinho escriba bebericou um café com o pré-candidato a vereador do PSB, Jackson Fernando. Jackson é um jovem advogado com forte experiência em gerenciamento contábil eleitoral. Formado em direito e membro da OAB de Balneário Camboriú, cursa o último ano de ciências contábeis. Atuou no gerenciamento contábil eleitoral de campanhas políticas durante as eleições de 2008, 2010, 2012 e 2014.

Impulsionou

Jackson participou das eleições do Conselho Tutelar de BC, em 2015 (as primeiras unificadas do Brasil, com regras únicas para todo o país). Dos 5261 votos válidos conquistou quinhentos e trinta e cinco (535) deles. Um total de dez por cento (10%) dos votos. Fato que impulsionou o jovem a buscar uma cadeira na casa do povo.

Mágica

O presidente do SINDUSCON da Maravilha, Carlos Humberto Metzner Silva, postou em suas redes sociais, campanha bem produzida com imagens e manchetes de jornais nacionais, visando a promoção de empregos em BC.

Cuidar

Mas a construção Civil da city praiana foi uma das áre que mais perdeu postos de trabalho com a crise. Tem que cuidar para o discurso não parecer falácia.

Candidatura

O vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, oficializou na noite de quinta-feira, sua pré-candidatura a prefeito da Capital do Marisco. Em reunião partidária na Sociedade Amigos de Penha, que teve a presença de mais de 500 pessoas, Tibeco pôs seu nome à disposição do PSDB e definiu que “está preparado para enfrentar os desafios que estão por vir”. A reunião também sacramentou a assinatura de dezenas de novas filiações.

Figurativo

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), havia protocolado na casa do povo de BC, um projeto de lei que extingue o pagamento de subsídio mensal ao vice-prefeito a partir do mandato eletivo de 2017/2020. “É um cargo figurativo, não existe trabalho sem remuneração, verdade é que não existe também remuneração sem trabalho”, justificou.

Indeciso

O projeto foi proposto na mesma semana em que a casa do povo da galega Blumenau aprovou um idêntico, mas Achutti deu uma de Michel Temer e voltou atrás.

Três

Ontem completou três anos que foi gravado o “Proteste Jᔠna Estrada da Rainha. O Salve a Rainha foi o maior movimento ambiental já realizado na nossa região, conseguindo projeção nacional. A Ação Popular proposta pelo grupo deve em breve entrar na fase de oitiva de testemunhas. Parece que a coisa vai esquentar.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

DIARINHO completa 47 anos

Charge do Dia

DIARINHO completa 47 anos




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.