JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pode ser?
Há algum tempo que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), vem dizendo que tem uma carta-na-manga para lançar e todos ficariam surpresos. Pois então, fontes linguarudas do paço da Vila Operária assopram que existe a possibilidade de o menino de ouro do PP, Fernando Pegorini, venha a ser o candidato do paço da Vila Operária.
Fernando Pegorini pode ser ungido candidato a prefeito de Itajaí
O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), mostra a cidade ao ex-secretário de Planejamento, Fábio Flor (PP)
Humildade e responsabilidade
Pegorini é jovem, advogado, goza de uma simpatia e humildade tremendas. Demonstrou que, de um mero suplente coadjuvante, assumiu com talento grandes responsabilidades. Diante da fidelidade plena ao alcaide Jandir Bellini, Pegorini ganhou espaços e hoje, sem querer, pode ser o maior protagonista do governo municipal. Ou não?
Mais jovem
Com 31 anos, o vereador mais jovem da piramidal casa do povo, líder do governo, Fernando Pegorini já mostrou que tem maturidade, cautela e muita responsabilidade ao acumular funções de peso no legislativo papa-siri.
Guentou rojão
Pegorini assumiu a liderança do governo no momento mais crítico da história da politica municipal, ou seja, aguentou um baita rojão, foi o relator da CPI 01/2015 depois de quase 30 anos da última CPI instalada na casa do povo.
Queria
É lógico que o prefeito JB gostaria que seu candidato à sucessão fosse o presidente estadual do PSB, Paulinho Bornhausen. Como Paulinho não vem, tem sido cauteloso em apontar nome e reiterado que é preciso se despir de egos e vaidades em nome de um projeto pra cidade.
Nomes
Nesse contexto, os nomes de Tarcízio Zanelatto, Osvaldo Gern, Fernando Pegorini e Flavinho do Semasa tem sido ventilados.
Pegou pesado
Muitos têm questionado, nos bastidores da política da ex-capital da praia sem praia, atual terra da canjica, porque Serginho Maia (PSD), preso por corrupção, até agora não conseguiu seu habeas corpus. Vale lembrar que Serginho foi alvo do Escândalo do Granito, comprando materiais superfaturados ou fajutos para reformas na câmara, além de embolsar graninha de servidores, desviar recursos de cheques do legislativo, entre outras mumunhas.
Pegou pesado 2
Pois bem: fala-se, à boca miúda, que o que pega mesmo é que, nas gravações interceptadas, Serginho teria descascado o pau valendo em magistrados de Piçarras - alegando que seria fácil comprar todo mundo. O Judiciário teve acesso aos áudios, e, claro, teria ficado putíssimo com o conteúdo. Resultado: Maia pode tirar o cavalinho da chuva, que mofará com a pomba na balaia dentro da cadeia.
Apagou
O ex-secretário de Planejamento de BC, Auri Pavoni (PDT), tinha postado dois ou três vídeos onde aparecia de capacete, todo faceiro, explicando a situação na Estrada da Rainha. Após sair a decisão da juíza Adriana Lisboa, da Vara da Fazenda, condenando as construtoras ao pagamento de uma multa no valor de R$ 45 milhões, os vídeos sumiram do perfil do Pavoni, que sempre disse que não tinha nada a temer e que sua inocência seria provada no momento certo. Auri afirma que segue no baile, digo, no pleito eleitoral.
Desistiu
Após o imbróglio que o prefeito Periquito colocou o companheiro Fábio Flor (PP), ao lançar mais quatro candidatos do manda brasa na Maravilha, Flor tomou um balde de água fria na cabeça e pediu pra sair, deixando a vaga aberta. Um e-mail recebido por este articulista convida para posse de Fábio Flor como suplente de deputado estadual, nesta quarta-feira, dia 1º de maio.
Desfalque
E, agora, o prefeito precisa de um secretário de Planejamento que ande com a mesma agilidade que seguiam as desapropriações da 4º avenida, a conclusão da passarela e o Plano Diretor que ainda precisa ser votado na casa do povo e um quinhão de obras preparadas com a finalidade eleitoral, que vão ser entregues para comunidade aos 45 minutos do segundo tempo, porque não conseguiram fazer durante a partida.
Trauma
A desistência do ex-entisicado Fábio Flor parece com a mesma situação vivenciada pelo dublê de novela mexicana, vereador Claudir Maciel (PTB), e pelo vice Cláudio Dalvesco (PR), que chegou a ficar com trauma da política.
Morrer na praia
Fábio se antecipou pra não morrer na praia, atingido pelo fogo amigo do manda brasa e ainda fez uma lição de mestre na vida pública, abrindo caminho para o muso do Impeachment, Fabrício Oliveira (PSB), que até então reina absoluto, é o único pré-candidato confirmado.
Por outro lado...
...existe uma corrente que alardeia que Flor pode vir a ser candidato, independente de assumir como deputado. Outra corrente detona que Fábio deu com o pé na bunda do prefeito, injuriado com tudo que aconteceu. E agora?
Limites
O vereador Claudir Maciel (PTB) destacou na casa do povo da Maravilha sobre a decisão da dona justa de suspender índices de construção civil, responsáveis pelo aumento do número de apartamentos em espigões de Balneário Camboriú. O petebista defendeu que o Plano Diretor amplie espaços públicos e estabeleça limites para novos apês.
Impacto
Os índices de construção civil denominados de Icon e Icad representariam cerca de 1500 novos apartamentos no centro, mas foram suspensos por decisão judicial após um pedido do Ministério Público. Se tivermos uma média de três pessoas nessas unidades, seriam cinco mil pessoas a mais de impacto em nossa população fixa, avaliou.
Atraso
Em 2002 fizemos o Solo Criado, depois outorga onerosa, Icon e Icad. Qual será o próximo? Que cidade vamos deixar para nossos filhos e netos?, questionou. O atual plano diretor, instrumento básico da política urbana do município, previa uma revisão no ano de 2011. Após debates dos órgãos públicos com o povão foi criado um modelo para ser enviado ao legislativo com cinco anos de atraso.
Dublê
O presidente do Sinduscon de BC, Carlos Humberto Metzner Silva, faz a transmissão de cargo para o seu vice, Carlos Júlio Haacke Júnior, na próxima segunda-feira, dia 30 de maio. Carlos Humberto renuncia ao mandato de chefão da entidade, que terminaria em 2017.
À disposição
O intuito é deixar seu nome à disposição do Partido da República para disputar as eleições para prefeito. Carlos estava aparecendo mais que padre em batizado nas publicações da entidade, misturando o presidente com o dublê de candidato.
Multiplicação
Um bocudo dos altos da Dinamarca bateu um fio para este socadinho para informar que estranhamente houve um aumento considerável nas comissões remuneradas na prefa da Maravilha. O linguarudo acredita que já deva chegar perto de 200 o número de barnabés agraciados, ops, nomeados.
