Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

No aguardo


O pré-candidato a vereador de Itajaí, Adir Santos (PSDB), visitou a choupana do escriba pra falar do que pretende se chegar à piramidal.

Deputado Leonel Pavan, ao lado do deputado Silvio Dreveck (PP), assume o Parlasul, com a presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputada Silvana Covatti (PP), em Aracaju, Sergipe

O ex-vereador e, agora ex-secretário de Educação de Itajaí, Edson d’Ávila, o Zé das Medalhas, pediu exoneração do cargo. O silêncio é sepulcral, mas especula-se que Edson pode ser um dos nomes do Partido Progressista ao paço da Vila Operária, pra ser um dos candidatos a prefeito ou vice. No PP é ventilado o nome, também do vereador e líder do Governo na piramidal, Fernando Pegorini.

Tudo bem

Oiá, Edson d’Ávila é um nome ilibado, reconhecido por seu trabalho na Educação. Contudo, ter uma envergadura eleitoral para este pleito que se aproxima é outra história. Na verdade, a cada dia que passa, parece ficar evidente que o PP não estará participando da majoritária. E num é?

Não saiu

O vice-presidente do PP e, secretário de Obras, o narigudo Tarcízio Zanelatto, tido como um dos nomes fortes do staff do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), pra cair na disputa na majoritária, encarando uma candidatura a prefeito ou vice, não se descompatibilizou do cargo.

Trabalhando

Aliás, nos últimos tempos, Zanelatto tem dito e reiterado que seu compromisso é com a cidade e as obras que têm sido tocadas na city peixeira. Sua ausência no páreo eleitoral demonstra que resolveu cuidar da sua pasta e dos seus afazeres. Um grande gesto.

Não foi

Ontem, surgiu buxixo de que o secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Saldré, ops, Sodré, iria deixar o cargo pra ficar à disposição de uma candidatura à majoritária. Se arvorou em candidato a prefeito ou vice numa chapa pura com o também seguidor dos preceitos brizolistas, Nikolas Reis.

Parlasul

Colegas deputados catarinenses foram prestigiar a posse do deputado estadual Leonel Pavan (PSDB), na presidência do Parlamento do Sul. O Parlasul reúne parlamentares dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A posse do tucano na quarta-feira, durante reunião da diretoria do colegiado que aconteceu na cidade de Aracaju, capital do Sergipe. Pavan substitui o presidente, deputado estadual Ciro Simoni (PDT RS).

Ferrovia

Pavan destacou que há necessidade de fortalecer a união e ações integradas, incluindo o Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, no interesse comum dos quatro estados, como é o caso da Ferrovia da integração, incluindo aproveitamento turístico do traçado e da implantação dos freeshops em “cidades gêmeas” de fronteiras. “São projetos que representam aquecimento da economia gerando emprego e renda à população neste momento de crise que atravessa o país”, pontuou o emplumado.

Tudo amontoado

A posse de Fábio de Flor (PP), na Assembleia Legislativa esta semana, foi concorrida. Partidários e puxas de plantão deram as caras. Flor deixou o cargo de secretário de Planejamento para ocupar cadeira na Alesc na licença do titular João Amin (PP).

Num sabe?

A TVAL, emissora oficial da leleia, cobriu todo o evento e abriu espaço não só para a fala de políticos do Partido Progressista, mas muitos outros como a deputada Ana Paula Lima (PT), que teceu elogios a Flor e ao Prefeito Periquito, principalmente pela forma como conduz as políticas públicas de BC com resultado eficaz para a população. Será que a Ana não sabe que o PT é oposição na Maravilha do Atlântico?

Direto

Fábio Flor foi direto ao assunto: “quero defender desde o primeiro dia na ALESC, interesses da população da city praiana, com ênfase para a construção do Centro de Eventos, que necessariamente será o carro chefe para a consolidação de nova matriz econômica. A ideia é incluir BC no roteiro de grandes congressos, feiras e exposições, como ocorre em São Paulo. Rio, Brasília e Salvador.”

Enquanto isso...

Uma reunião feita às pressas no alto da rua Suíça, com a presença do pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Cesar Pio, que chegou a fazer o seu discurso e até estava conquistando alguns peemedebistas, mas o prefeito Periquito entrou em cena e jogou um balde de água fria, digo, anunciou a candidatura de Jade Martins, até então sua até então chefe de gabinete, como provável vice-prefeita na chapa de Flor.

Ninho em chamas

Dizem que o ato foi uma tentativa de salvar o barco, digo o Flor que segundo a raça de linguarudos (arreda, bocudos!) foi plantado pelo Partido Progressista na leleia, numa atitude de retaliação ao ato do burgomestre de plantão nos altos da Dinamarca, o Periquito que na caruda lançou outros nomes...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

DIARINHO completa 47 anos

Charge do Dia

DIARINHO completa 47 anos




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.