JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mais um pula fora
O tempo está passando e vão se definindo as candidaturas para o próximo pleito na city peixeira. O adeus do final de semana foi o do sem fraturas, o emplumado Deodato Casas, que, segundo publicação nas mídias sociais, entre o amor à cidade e o amor à medicina, preferiu o da medicina...
Operando. Um dos nomes fortes do PSDB itajaiense para o pleito 2016, o sem fraturas Deodato Casas, avisou que está fora do páreo
Café com Política. Presidente estadual do PP, Esperidião Amin, e o do Solidariedade, Osvaldo Mafra, se encontraram no finde, em Itajaí, pra falar de uma aliança estadual
Sonhos
Bocudos de plantão riem de muitas candidaturas anunciadas e dizem que pretensão e falta de semancol estão animando, diante do clima árido desta eleição, gente que não tem a menor condição de enfrentar uma eleição. Essa galera, ao ver o nome nos jornais, estufa o peito e acredita no balão de ensaio que lançou. Tolinhos.
Falando sério
Os pré-candidatos com chances reais, dizem estes mesmos bocudos (oh, raça danada!), são o barbudinho Volnei Morastoni, representando o novo PMDB peixeiro, que é uma espécie de Frankenstein eleitoral, e a BBB Anna Carolina, que chegou chegando ao ninho tucano itajaiense.
Confete
Outros nomes que pululam é o de Décio Lima, se confirmar a candidatura pelo PT, que alguns dizem que vai ser braço auxiliar do PMDB de Volnei, e mais um candidato que representa o atual grupo no poder e que ninguém sabe ainda quem é. O resto é confete.
O ungido
A grande novidade da eleição parece que virá do grupo no poder. Comentam-se várias possibilidades na cabeça de chapa e de vice. Os nomes sairão da união de partidos como PP, PSB, PSD, PPS e PDT. Dizem que rola pesquisa pra chegar ao nome certo. Quem coordena esse grupo é Jandir Bellini.
Shalom!
Quando da votação do relatório da CPI da Parada Obrigatória, na piramidal casa do povo, os edis aprovaram a exclusão do nome do ex-secretário de Administração, Nelson Abraão, o homem do Shalom, da bronca. Restando apenas a decisão judicial. Nelson, confiante na sua absolvição, pode vir a ser pré-candidato do DEM a uma cadeira na casa do povo da avenida Contorno Sul. Hummmm...
Café com política
O deputado federal turco-careca, Esperidião Amin, e o presidente do Solidariedade, o vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra, bebericaram um café na manhã gélida do último sábado, no Mercado Público. Além do cafezinho pra esquentar o esqueleto, discutiram questões políticas, envolvendo o próximo pleito, com possível aliança estadual. Hummmm. Foto no fecibuque JC DIARINHO.
Num foi
Os puxas do governo dos altos da Dinamarca alardeiam que, ao contrário do que foi noticiado na coluna, a reunião de peemedebistas no decorrer da semana, com a presença dos representantes da executiva do partido, vereadores e o prefeito Edson Periquito, aconteceu na sede do partido e foi conduzida pelo presidente e tio do Pirica, Plinio Cesar dos Santos.
Sem voto
E que apenas o ato de assinatura da exoneração de Jade Maria Martins Ribeiro, do cargo de Secretária-Chefe-de-Gabinete, aconteceu no paço da rua Dinamarca. Tá bem o Manda Brasa do prefeito Pirica... Inventando candidatos um dia sim e outro também. O triste é para quem se presta a esse papel de marionete descartável.
O que fez
Assessores palacianos, ainda mais deslumbrados, informam que, ao contrário do que se especula, o ex-entisicado Fábio Flor (PP), potencializa a candidatura a prefeito de BC, tomando assento na cadeira de deputado estadual, com agenda recheada de pleitos. O interessante é mostrar o que Fabinho fez quando tava com a caneta do Planejamento na mão...
Ilhado
O vereador Rafa da Padaria (PR) se tornou um calo, após deixar a base governista, onde passou bem alojado na maior parte da legislatura, mas agora pertinho da eleição, resolveu puxar na zorelha da turma, digo, do governo, solicitando informações sobre a atualização do Portal da Transparência, pedindo mais empenho dos governistas etc.
Perdido
Quando era situação e estava no PRP, Rafa se dizia vítima e agora no PR, quer fazer o partido de refém, pegando o busão andando e querendo lugar privilegiado na janelinha. Rafa vem se tornando uma ilha e pode ficar ilhado. Qui dor!
Apoio
Quando noticiei o elogio da deputada Ana Paula Lima (PT) para o prefeito Periquito (PMDB), afirmando que na Maravilha os petistas faziam oposição ao manda brasa local, com a vereadora Mariza Zanoni (PT), recebi o seguinte comentário, que vale uma reflexão: O PT é oposição ao PMDB em BC, mas Pirica apoiou Dilma, depois fez cara de paisagem e não mais voltou a falar do amor que sentia pela presidente afastada.
Incentivo
O homem pássaro, prefeito Periquito, poderia também ter estendido o apoio à vereadora Mariza Zanoni, que é doutora sabichona em Educação, e poderia comandar a pasta, mas preferiu deixar o cargo vago por mais de ano.
Distante
Se Mariza assumisse a educação, certamente daria uma boa contribuição com seu conhecimento e ainda abriria vaga ao renomado advogado Aristo Manoel Pereira, que é autor de uma ação popular do movimento Salve a Rainha.
Patinete sem freio...
A ação, envolvendo a estrada da Rainha, pode ser sentenciada a qualquer momento e deixa arrepiada a alta corte da Dinamarca, que ainda sonha com projeto de sucessão, cada vez mais distante. Perderam também a oportunidade de elevar o nível de debate na casa do povo.
Pegando fogo
Os últimos dias têm sido de muita agitação política na ex-capital do Jet Sky, Piçarras. O presidente da comissão provisória do PSD, purexemplo, foi chamado às pressas em Floripa. A convocação era para explicar esse negócio do prefeito Leonel Martins (PSDB) retirar o gabinete do vice-prefeito, Flávio Tironi (PSD), e depois voltar a atrás.
Ameaçou
Tudo porque o vice Tironi havia ameaçado disputar a majoritária. Já entre outros 12 partidos que tinham pré-candidatura a prefeito, muitos já declinaram. Nesses dias o medo também fez coisa na política de Piçarras. Quem demonstra esse sentimento seria o pré-candidato a prefeito pelo PP, vereador Mauricio Koche. Ele luta para ser o representante da sigla, combatendo nomes fortes internamente.
