Blogs | A bordo do esporte
A bordo do esporte
Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Juliana Duque e Rafael Martins vencem Brasileiro de Snipe 2025
Publicado 02/02/2025 00:08
O 75º Campeonato Brasileiro de Snipe terminou neste sábado (1º) na subsede de Maria Farinha (PE), do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. A dupla do Yacht Clube da Bahia Juliana Duque e Rafael Martins conquistou o tricampeonato da classe, repetindo os feitos de 2023 e 2022. Completaram o pódio Mário Tinoco e Alexandre Muto (ICRJ) e Pedro Madureira e Flavio Castro (ICRJ/MB).
Foram realizadas ao todo sete regatas em três dias com um descarte do pior resultado para cada time e os campeões tiveram seis pontos de vantagem para a dupla medalha de prata. Por conta da falta de ventos neste sábado, as últimas provas não foram realizadas.
A melhor dupla feminina no Cabanga Iate Clube foi Fernanda Peixoto e Raquel Hora (YCB/CBC). A competição reuniu 57 velejadores de 11 estados brasileiros.
Tricampeã mundial e considerada uma das velejadoras mais completas do país, Juliana Duque faz campanha olímpica de 470 misto ao lado do marido Rafa Martins e também integra o Barco Brasil nas regatas de HPE25.
"Ser tricampeã brasileira da classe Snipe é uma felicidade imensa! É uma classe que a gente ama, super técnica e de nível altíssimo, o que torna essa conquista ainda mais especial. Tenho muito orgulho de velejar ao lado do meu marido, que é meu parceiro dentro e fora d’água''.
''Dá uma sensação incrível de que todo o esforço, os treinos e a dedicação estão valendo a pena. É um sentimento de gratidão e realização que motiva a continuar buscando mais", contou Juliana Duque.
"Estou muito feliz aqui em Maria Faria, um lugar que já nos trouxe vitórias incríveis, como as dois Norte-Nordeste. É um lugar que sentimos em casa, e conquistar esse título aqui tem um sabor ainda mais especial'', contou Rafa Martins.
Em 2024, os campeões foram Bruno Bethlem e Dante Bianchi.
O Campeonato Brasileiro de Snipe foi uma realização do Cabanga, patrocínio da Zeekr/Auto Oriente, ACLF Empreendimentos, e apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação Pernambucana de Vela (FPVela), Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Flotilha de Snipe Pernambuco e Snipe Brasil.
Lista com os dez primeiros
1st: Juliana M Duque / Rafael Martins – YCB/MB/CBC
2nd: Mário Tinoco / Alexandre Muto – ICRJ
3rd: Pedro L Madureira / Flavio Castro – ICRJ/MB
4th: Felipe Rondina / Átila Pellin – ICB/CBC
5th: Caio Bailly / Catarina Bis – ICRJ/IBVentos
6th: Rafael Gagliotti / Gustavo Baiano – ICS/YCB
7th: Anderson Candemil / Francisco Bittar – ICSC/CBC
8th: Ader Santos / Cecílio José A Goulart – VDS/CBC
9th: Lucas C Mazim / Luciana F Figueiredo – CDJ/CDC
10th: Alexandre Kronenberger / Breno Ramos – ICB/CBC
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos.
A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.