Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 08/10/2024 13:44
Neste sábado (5), crianças e adolescentes do projeto Nadando com Thiago Pereira participaram dos Jogos Estudantis 2024 em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, demonstrando suas habilidades na natação, uma das modalidades mais aguardadas do evento. Representando suas respectivas escolas, os jovens competidores se destacaram em um evento que este ano contou com a participação recorde de 64 instituições de ensino, incluindo redes municipais, estaduais, federais e particulares.
Os Jogos Estudantis, que começaram no dia 14 de setembro e vão até 1º de novembro, reúnem mais de 7.000 alunos, de 9 a 17 anos, em 29 modalidades esportivas. A participação dos nadadores do projeto Nadando com Thiago Pereira reflete o impacto positivo da iniciativa, que foi criada pelo medalhista olímpico para incentivar a prática esportiva na formação de crianças e adolescentes.
Desde seu lançamento em agosto de 2022, o projeto beneficia cerca de 300 jovens por ano, oferecendo aulas semanais de natação que promovem saúde, bem-estar e inclusão através do esporte.
“Nosso maior objetivo é fazer com que o esporte faça parte do dia a dia dessa garotada, pra uma vida mais saudável e segura. E como eu sempre digo, quanto mais jovens estiverem nadando, maior vai ser a nossa base de potenciais atletas pro futuro. Apesar de nosso objetivo não ser formar atletas de alto rendimento, participar dos Jogos Estudantis é uma oportunidade única pra esses alunos viverem pela primeira vez o ambiente de competição, o que é muito saudável”, afirma Thiago Pereira.
A presença dos alunos no evento reforça o compromisso do projeto em utilizar a natação como ferramenta educativa, transmitindo valores como disciplina, superação e trabalho em equipe.
Entre os participantes do projeto estão os irmãos Felipe e Sofia. Felipe competirá na categoria sub-15 e Sofia na sub-13, ambos representando uma escola da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda).
"Para mim, os Jogos Estudantis são uma ótima oportunidade para representar o projeto Nadando com Thiago Pereira, porque é uma competição grande. Tenho a expectativa de chegar entre os três primeiros", declarou Felipe. Sua irmã Sofia acrescentou: "Os Jogos vão ser uma oportunidade muito legal para todos nós. Estou treinando muito e espero terminar entre os primeiros também."
Thiago Pereira, medalhista de prata nos Jogos de Londres 2012, estará em Volta Redonda nesta semana para acompanhar os preparativos e compartilhar sua experiência com os jovens nadadores.
O projeto, realizado em Volta Redonda (RJ), oferece desde noções básicas de segurança na água, como aprender a boiar e respirar corretamente, até a preparação para jovens que sonham em seguir os passos do medalhista. As aulas são gratuitas e acontecem no Parque Aquático Municipal, proporcionando uma estrutura completa para o aprendizado.
Patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Fundação CSN, Vulcabrás e Grupo Nossa Senhora do Ó, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal.
O Instituto Thiago Pereira, responsável pela iniciativa, visa democratizar o acesso ao esporte, promover os valores que ele ensina e usar a natação como uma ferramenta de prevenção de afogamentos. Thiago Pereira, sobrevivente de um afogamento aos 2 anos de idade, sempre reforça a importância de saber nadar para garantir a segurança e o desenvolvimento das crianças.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC