Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Les Voiles de Saint-Tropez tem Brasil no pódio


Publicado 07/10/2024 09:26

O barco brasileiro, sob o comando de Luciano Secchin, Mauro Dottori e Luis Staub, conquistou o terceiro lugar na tradicional competição Les Voiles de Saint-Tropez, na França. A bordo do TP-52 espanhol Blue Carbon, a equipe manteve-se na briga pelo título até o último momento, neste domingo (6), enfrentando alguns dos barcos mais avançados e adversários de destaque do cenário náutico internacional.

Com a vitória ficando nas mãos do dinamarquês Nanoq e a medalha de prata com o italiano Lisa R, o resultado do Blue Carbon foi notável, especialmente devido ao altíssimo nível dos competidores. A tripulação era formada por uma combinação de velejadores brasileiros, espanhóis, argentinos e uruguaios, incluindo atletas de equipes renomadas no Brasil, como o +Bravíssimo (ICES), atual campeão brasileiro de ORC (YCI), além de velejadores do Phoenix e competidores da classe HPE25 do Espetáculo (YCS). Essa união formou um verdadeiro "dream team" nas águas de Saint-Tropez.

Luciano Secchin, um dos comandantes, compartilhou sua satisfação com o desempenho. "Tínhamos uma tripulação bastante diversificada, com dois espanhóis, dois argentinos, um uruguaio e dez brasileiros, muitos do Phoenix, Bravíssimo e do HPE25 com o Luiz Staub. Sinceramente, não esperávamos um resultado tão positivo", disse ele.

Secchin também relembrou a boa campanha do time no ano anterior, durante a regata Tregolfo. "No ano passado, já tínhamos nos saído bem na Tregolfo, com uma configuração parecida no TP-52, mas neste ano, enfrentamos uma frota de cinco TP-52, todos mais modernos que o nosso. Então, não contávamos com um desempenho tão expressivo", afirmou.

Embora o título tenha escapado, a equipe brasileira esteve muito próxima de vencer. "Tivemos chances de conquistar o campeonato. Chegamos ao último dia com possibilidades, mas o Nanoq, alugado pelo Rei Frederico da Dinamarca, acabou vencendo. Ele é pentacampeão aqui em Saint-Tropez e, com a vitória na última regata, levou o título", relatou Secchin.

Bayard Neto, comodoro da ABVO, destacou o orgulho pela conquista da equipe brasileira. "Este é um resultado extremamente significativo para o esporte brasileiro. Parabenizo todos os velejadores pelo excelente desempenho. Eles mostraram grande talento e dedicação ao representar o Brasil em um evento tão importante. É uma honra ver nosso país tão bem representado no cenário internacional da vela", disse.

Os velejadores do Blue Carbon agora se preparam para as próximas competições, incluindo as regatas Ilha dos Arvoredos e Santos-Rio, ambas sob a chancela da ABVO.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

MDB mulher

JotaCê

MDB mulher

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Jackie Rosa

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Charge do Dia

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Moro no front

Coluna Esplanada

Moro no front

Parceria com o BRDE

Coluna Acontece SC

Parceria com o BRDE




Blogs

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Espaço Saúde

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.