Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


As classes da Semana Internacional de Vela de Ilhabela


Publicado 17/07/2024 17:55

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval reunirá, de 20 a 27 de julho, mais de 100 barcos de diversas classes e tamanhos.

O maior encontro da modalidade na América Latina contará também com uma mistura de atletas olímpicos, como os craques Robert Scheidt e Lars Grael, e velejadores amadores.

A competição entra em sua 51ª edição e é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Na raia de Ilhabela (SP), são esperados os barcos mais rápidos e modernos do país, correndo junto com modelos históricos e veleiros menores ou de cruzeiro. Estão no calendário as classes que usam rating para calcular o vencedor, ou seja, ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser. A única de monotipos é a C-30.

Para que barcos de diferentes tamanhos disputem regatas em igualdade de condição, a organização busca uma regra para corrigir o tempo. O primeiro barco a cruzar a linha de chegada não necessariamente vence a prova.

"Na equação do tempo corrigido, são consideradas as medidas individuais de cada barco – como tamanho, peso e configuração da vela – para compensar o tempo que cada um leva para completar a prova. Esse método proporciona uma competição justa, permitindo que barcos de diferentes portes e características compitam de forma equitativa", disse Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI Daycoval.

A classe ORC, ou Offshore Racing Congress, é a principal classe mundial e também no Brasil. É normalmente dada a chancela de campeão geral da SIVI Daycoval ao vencedor da categoria, que reúne os barcos mais rápidos. O atual bicampeão do evento, o Crioula, é um TP52 que compete na ORC.

Já a BRA-RGS é talvez a categoria mais numerosa e é considerada a classe de entrada para os velejadores de oceano que saem da antiga Bico de Proa, hoje RGS-Cruiser, para ingressarem em uma regra com medição e tudo.

Seguem na lista de categorias a tradição dos veleiros Clássicos, modelos de 1979 para cá. Esses barcos são os que mais atraem cliques dos fãs e curiosidade pela história que carregam.

RGS-Cruiser

A "classe mais legal" da modalidade, anteriormente conhecida como Bico de Proa, ganhou um novo nome e regras para garantir resultados mais justos na raia de Ilhabela (SP).

Estamos falando da RGS-Cruiser, uma iniciativa da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, em colaboração com a comunidade náutica. A entidade estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país. A categoria já foi disputada em eventos como o Ubatuba Sailing Festival, Copa Mitsubishi e regatas em Santos (SP).

De 20 a 27 de julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a RGS-Cruiser trará muita diversão na água e envolverá um número crescente de velejadores.

"A classe é a mais legal porque é descontraída, despretensiosa e de baixo custo. Não é necessário ter vela de material exótico ou grandes equipamentos. Muitas vezes, as tripulações incluem família, crianças e até avós", explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.

"É uma grande confraternização no YCI, com uma enorme disputa ao mesmo tempo. A RGS-Cruiser está aí para ajudar".

A ideia de Cuca Sodré e dos organizadores da RGS-Cruiser é manter a simplicidade a bordo. "A pessoa não precisa fazer nada, é só chegar com o barco que já tem o certificado agregado. Existe uma lista de todos os TMFs agregados no site da RGS".

Em paralelo à Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, o Brasileiro de Oceano será realizado para as classes ORC, RGS e Clássicos.

Veja os inscritos aqui

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Sobre o Banco Daycoval

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu

--

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

8 DE JANEIRO

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política

MULHERES NA POLÍTICA

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões



Colunistas

Ascensão da direita

Coluna Esplanada

Ascensão da direita

Operação Mensageiro: vergonha catarinense

Coluna Acontece SC

Operação Mensageiro: vergonha catarinense

Cidadãos de bem

JotaCê

Cidadãos de bem

Terreno de antigo presídio vai abrigar escola de ensino integral

Charge do Dia

Terreno de antigo presídio vai abrigar escola de ensino integral

Amor doentio

Via Streaming

Amor doentio




Blogs

Último dia...

Blog da Jackie

Último dia...

Atleta do Tiro com Arco intensifica treinos para Mundial da Coreia

A bordo do esporte

Atleta do Tiro com Arco intensifica treinos para Mundial da Coreia




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.