Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Medicina Esportiva e Lifestyle ganham força na contramão do sedentarismo no Brasil


Publicado 19/06/2024 14:03
Alterado 19/06/2024 14:13

A medicina esportiva e lifestyle está ganhando destaque no Brasil, impulsionando transformações significativas no mercado de saúde.  Com a crescente demanda por cuidados pessoais, os médicos enfrentam o desafio de se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo.

Estatísticas indicam que o Brasil possui atualmente 545 mil médicos, e esse número deve mais do que dobrar nos próximos anos, graças à expansão dos cursos de medicina no país. Em 1950, havia cerca de 23 mil médicos, evidenciando um aumento superior a 2.000% ao longo das décadas.

Apesar do aumento no número de profissionais, ainda há muito espaço para crescimento no setor de medicina esportiva e lifestyle. Seis em cada dez adultos brasileiros não praticam atividades físicas no tempo livre nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças e traz prejuízos para a saúde pública. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa, além de duas sessões semanais de musculação.

Rogério Magalhães, um dos principais mentores na área, sublinha a importância do empreendedorismo na medicina como uma forma de aprimorar os resultados para pacientes que variam de atletas e influenciadores a pessoas comuns.

As redes sociais são importantes para isso na avaliação dele. ''O médico hoje é visto como autoridade, como especialista, como alguém que está realmente passando informações para aqueles pacientes ou aqueles clientes que muitas vezes não possuem condições nem de marcar uma simples consulta. Para nós, leigos, que somos pessoas que não conhecemos a medicina, pode ser fundamental e o médico pode salvar vidas.

Conhecido por sua expertise em marketing, Rogério Magalhães defende que os novos profissionais de medicina devem investir em estudos de comunicação, uma área frequentemente negligenciada nas grades curriculares das faculdades de medicina. Além disso, ele recomenda uma pesquisa aprofundada sobre o nicho de atuação escolhido, seja ele esportivo ou geral.

“O médico que está entrando no mercado precisa fazer o dever de casa ainda na faculdade, escolhendo seu posicionamento, especialidade, perfil do cliente, local de atendimento e a jornada do paciente”, orienta Magalhães. “Essas são informações cruciais ao ingressar no mercado. Contudo, para obter resultados superiores, é essencial um planejamento prévio meticuloso”, acrescenta.

Esses conceitos serão detalhados no MedGest Pro, um programa de gestão e empreendedorismo para médicos, cuja edição de 2024 ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. O programa visa ajudar os profissionais a estabelecer suas próprias metas, reduzindo a dependência de plantões e planos de saúde, e construindo sua independência.

O objetivo do MedGest é apoiar os profissionais da medicina a maximizar o impacto e a lucratividade de seus negócios, alinhando esses aspectos ao seu propósito e à qualidade de vida. Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para médicos que desejam se destacar e prosperar no competitivo cenário atual da saúde.

Com a orientação de especialistas como Rogério Magalhães e a participação em programas como o MedGest Pro, os médicos têm a chance de transformar suas carreiras, atingindo novos níveis de sucesso e satisfação profissional. O campo da medicina esportiva e lifestyle não só promete crescimento, como também oferece a possibilidade de melhorar a saúde pública de maneira significativa, atendendo à demanda de uma população que ainda precisa incorporar hábitos mais saudáveis em suas rotinas.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

8 DE JANEIRO

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política

MULHERES NA POLÍTICA

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política



Colunistas

Prestígio do Ratinho

JotaCê

Prestígio do Ratinho

Reviravolta na CPMI

Coluna Esplanada

Reviravolta na CPMI

Voto impresso e auditável

Coluna Acontece SC

Voto impresso e auditável

Traficantes influencers" presos com 200 kg de drogas se livram da prisão

Charge do Dia

Traficantes influencers" presos com 200 kg de drogas se livram da prisão

O impacto dos tributos na pequena e média empresa: desafios e soluções

De Olho no Fisco

O impacto dos tributos na pequena e média empresa: desafios e soluções




Blogs

Rotas da Inovação

Blog do JC

Rotas da Inovação

Tour de France e assessorias promovem treino aberto em Campos do Jordão (SP)

A bordo do esporte

Tour de France e assessorias promovem treino aberto em Campos do Jordão (SP)

Último dia...

Blog da Jackie

Último dia...




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.