Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Novidades da vela oceânica brasileira debatidas pela ABVO e Velejar


Publicado 26/04/2024 20:09

A nova diretoria da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano foi convidada pelo canal Velejar Brasil para falar das novidades relacionadas à modalidade no país. A live desta quinta-feira (25) contou com o presidente Bayard Neto e os diretores Marcelo Bellotti e Felipe Ferraz, conselheiros técnicos da ABVO e comandantes dos veleiros Phytoervas (ORC) e Beleza Pura (RGS). A condução foi do influenciador Felipe Martins.

Líder da ABVO para o biênio de 2024 a 2026, Bayard Neto apresentou as novidades relacionadas às regatas, como regras e medições. A associação, que foi fundada em 1955, tem em sua lista as classes BRA-RGS, RGS Cruiser, que antes era chamada de Bico de Proa, Clássicos e ORC.

Segundo Bayard Neto, que também é o comandante do Inaê Soto Transbrasa, o objetivo é atrair ainda mais barcos à ABVO, que hoje está próximo de 100 comandantes de todo o país. ''A NovABVO é fortalecer a entidade e trazer mais barcos para os grandes eventos , uma raia cheia, e uma festa única no mesmo dia. Estamos trabalhando para fazer mais medições e facilitar a entrada dos velejadores nas competições.

''Um dos pontos fortes da nossa gestão é abrir espaço para todas as classes, não apenas para a ORC, que é considerada a Fórmula 1 da vela oceânica. Buscamos apresentar as notas técnicas e abrir espaço às classes filiadas à ABVO''.

A entidade anunciou medidas destinadas a regularizar a classe anteriormente chamada de Bico de Proa, agora re-batizada de BRA-RGS Cruiser. A ABVO estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país.

Além disso, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos 3 anos em qualquer regra de handicap (correção do tempo) como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outras, não serão admitidas na categoria.

''O objetivo é não ter o barreira de entrada, zero burocracia na classe RGS-Cruiser. Foi uma medida para trazer mais velejadores, que acabam se estimulando para fazer as regatas'', contou Marcelo Bellotti.

''A ABVO junto com os clubes náuticos do país ajudaram a criar as regatas que são tradicionais e imperdíveis, como a Semana de Ilhabela, Santos-Rio e Laje de Santos. Nossa ideia é trazer ainda mais barcos e fazer grandes eventos, como o Brasileiro de Oceano em setembro com todas as categorias juntas. Queremos re-unificar a vela oceânica''.

Na vela oceânica existem classes de rating, que coloca na mesma regra barcos de diferentes tamanhos. E uma das classes que mais enchem as raias é a RGS, principalmente na Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Para Felipe Ferraz, do Beleza Pura e membro do conselho técnico da ABVO, os associados estão cada vez mais animados em participar das regatas. ''A ABVO tinha aquele estigma de só pensar na ORC. Mas hoje a nova diretoria olha mais para a RGS, que tem competições bacanas com barcos mais competitivos e os mais divertidos. Tem espaço para todo mundo''.

O comodoro da ABVOinformou com exclusividade que todas as escolas de vela reconhecidas terão anuidade gratuita para participar dos campeonatos da modalidade pelo país.


Assista na íntegra -- https://www.youtube.com/live/5HgNa_waA9E?si=4HPGBvnhqLepKTit

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

 

 

 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🦠💉 DIA D DA VACINAÇÃO! No sábado, Itajaí, Itapema, Penha e Bombinhas vão abrir os postos das 8h às 17h ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Colunistas

Daba recebe visita do MP de Navega

JotaCê

Daba recebe visita do MP de Navega

Resgate em Caracas

Coluna Esplanada

Resgate em Caracas

Cuidado com os casos de doenças respiratórias

Charge do Dia

Cuidado com os casos de doenças respiratórias

Aumento de deputados na Alesc depende da presidência

Coluna Acontece SC

Aumento de deputados na Alesc depende da presidência

Desvio de rota

Via Streaming

Desvio de rota




Blogs

Evento em Itapema homenageia o Dia Internacional da Mulher

Blog do Ton

Evento em Itapema homenageia o Dia Internacional da Mulher

Sem Procurador

Blog do JC

Sem Procurador

Interlagos recebe terceira da Bike Series antes de completa 85 anos

A bordo do esporte

Interlagos recebe terceira da Bike Series antes de completa 85 anos




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.