Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Painel de ESG reúne velejadoras da Semana de Vela de Ilhabela


Publicado 24/07/2023 22:53

O Yacht Club de Ilhabela, organizador da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, promoveu um painel de ESG nesta segunda-feira (24) com seis velejadoras e ativistas de causas ambientais. Elas apontaram ideias para o futuro nas regatas ou outros eventos esportivos e culturais.

Participaram do encontro, que teve iniciativa do YCI, da Jab | Revela e Instituto Viva Verde Azul, as velejadoras Andrea Grael, Mia Morete, Isabela Malpighi, Valéria Ravani, Denise Rangel e Danny Lisboa. O diretor do YCI Primo Jr recebeu as palestrantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela segue a agenda positiva dos principais campeonatos do mundo reduzindo o seu impacto ambiental a cada edição. E em 2023 não é diferente! 

''É impossível não pensar que ESG é importante, em qualquer lugar que você estiver. Isso é um fato. Minha dica é buscar informação de qualidade e não entrar em fake news'', disse Valéria Ravani, uma das pioneiras em equipes 100% femininas na vela e executiva da área farmacêutica.

ESG é uma sigla em inglês para Environmental, Social, and Governance, traduzindo para português: Meio ambiente, social e governança.

Os três pilares desse conceito ganharam destaque no universo corporativo e substituíram, em muitos contextos, a palavra "sustentabilidade".

O nome ESG surgiu pela primeira vez em um relatório das Organização das Nações Unidas de 2005 com projetos e recomendações sobre como incluir questões ambientais, sociais e de governança nas ações na sociedade.

O ESG representa uma abordagem mais ampla e abrangente para avaliar o desempenho das empresas e organizações em termos de responsabilidade social e ambiental, bem como a qualidade da sua governança interna. 

''A vela feminina está crescendo e tudo tem conexão, mulheres no esporte e meio ambiente. Vejo que todos estão fazendo alguma coisa para o mar'', contou Andrea Grael, ambientalista  e velejadora.  

Nesta edição de número 50 da SIVI, a pauta do ESG é algo que a organização defende com mais profundidade, como as ações em prol do meio ambiente. Já a atuação social é feita por meio dos projetos Vela do Amanhã, Velas nas Escolas, Arrecadação de Cestas Básicas e roupas para distribuição na comunidade de Ilhabela.

''O YCI tem responsabilidade social e ambiental e por isso trouxe especialistas da região para essa roda de conversa para melhorar ainda mais nas próximas edições da SIVI e no clube. Temos que preservar o meio ambiente e pensar no futuro do nosso planeta'', explicou Primo

Nos últimos anos, além de promover a conscientização do meio ambiente, reduzindo o uso de papel e plástico, o evento realizou ações pela limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou passagem obrigatória das baleias jubartes e só nesta temporada mais de 400 animais passaram pela região. 

Foto: Fred Hoffmann

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Colunistas

Resposta pro torcedor

Show de Bola

Resposta pro torcedor

Auxílio-moradia

Coluna Esplanada

Auxílio-moradia

Combate à corrupção

Coluna Acontece SC

Combate à corrupção

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

JotaCê

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World

Charge do Dia

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World




Blogs

🌿 Sono de qualidade: o melhor remédio natural para sua saúde

Espaço Saúde

🌿 Sono de qualidade: o melhor remédio natural para sua saúde

Eleição na Univali

Blog do JC

Eleição na Univali

Jejum regenera!

Blog da Ale Françoise

Jejum regenera!




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.