Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Festival de Vela de Búzios terá presença de velejador olímpico Bimba


Publicado 04/11/2022 09:03

Entre os dias 4 e 6 de novembro, no próximo final de semana, o Búzios Vela Clube e a Praia de Manguinhos receberão o I Festival de Vela de Búzios.

Na disputa, uma grande variedade de barcos e classes estão confirmadas. Entre elas a Wingfoil, que terá entre os competidores o atleta olímpico Ricardo Winicki, o Bimba, com quatro finais de Olimpíadas no currículo.

O velejador competiu nos Jogos de Atenas, em 2004, onde terminou em quarto lugar com a prancha Mistral. Além disso, participou da Medal Race nos Jogos de Pequim, em 2008, Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016. Campeão mundial em 2007, também possui outros dois vice-campeonatos mundiais (2002 e 2005), além de dois títulos do Mundial da Juventude (97 e 98).

Bimba também foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003, Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015, além de prata em Winnipeg 1999. Com uma carreira vitoriosa, atualmente o velejador fomenta a prática de vela em Armação dos Búzios, com a Escola Bimba Windsurf/Kite/WingFoil, uma das apoiadoras do Festival.

“Já temos mais de 10 anos de eventos sendo realizados anualmente em Búzios. Foi uma surpresa muito agradável a vinda do Festival de Vela, ainda mais com a classe Wingfoil, uma modalidade que apresenta um crescimento como nunca visto antes no mundo todo, segundo palavras da própria World Sailing. Muito feliz de poder estar competindo e dando visibilidade para a prática do esporte aqui na cidade”, celebra Bimba.

“Búzios é um local tradicional, uma das melhores raias do Brasil e do mundo, muito conhecida. Quanto mais eventos de vela realizarmos pelo país, melhor para a modalidade, que cresce Brasil a fora”, completa o velejador.

Além da classe Wingfoil, de Bimba, o evento contará com regatas entre velejadores de Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Hobie Cat Wave, Dingue, ILCA, Daysailer, Optimist, Flash 165, Batera Búzios, Windsurf Open (equipamento liberado) e Bico de proa.

Para todas as classes convidadas o evento consistirá em uma série única com 6 regatas programadas: três no sábado (5) e três no domingo (6). As inscrições para velejadores estão abertas até o dia 4, sexta-feira, no link: https://forms.gle/j1zAwgDKB2C6dD789

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Festa do deputado CH bombou

JotaCê

Festa do deputado CH bombou

Hospital de Camboriú

Charge do Dia

Hospital de Camboriú

Silêncio azul

Clique diário

Silêncio azul

Nova mancha na política catarinense

Coluna Acontece SC

Nova mancha na política catarinense

Efemérides para Itajaí em 2026

Coluna Fato&Comentário

Efemérides para Itajaí em 2026




Blogs

O sedentarismo oculto: por que ficar muito tempo sentado adoece mesmo quem “se exercita”

Espaço Saúde

O sedentarismo oculto: por que ficar muito tempo sentado adoece mesmo quem “se exercita”

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção

Blog do JC

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção

 Topografia da Ausência

VersoLuz

 Topografia da Ausência




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.