Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Saiba tudo sobre os novos barcos da Volvo Ocean Race


Publicado 18/05/2017 10:40



Bem-vindo a bordo, leitor Hoje escrevo sobre as principais mudanças da Volvo Ocean Race para a próxima década. Sim, teremos barcos novos para 2020 em diante. Não, não será para a regata de outubro que teremos novas embarcações A Volvo Ocean Race fez, talvez, uma das maiores mudanças relacionadas à vela oceânica da história. A partir da próxima década, os veleiros usados nas travessias pelos mares do planeta serão de 60 pés (18,29 metros) com foile. Já nas regatas costeiras, as equipes vão usar os desafiadores catamarãs voadores 32-50 pés (10-15 metros), que são leves, rápidos e têm dois cascos. Os modelos para o desfio mais duro e difícil do esporte serão desenvolvidos pelo projetista francês Guillaume Verdier. Vamos às mudanças:

  • Maior desafio da vela: Após a edição de 2017-18, a Volvo Ocean Race será disputada por barcos diferentes: monocasco de 60 pés auxiliado por foile e um catamarã 'voador' para uso na Série In-Port Race. Juntos, eles estabelecerão a Volvo Ocean Race como maior e mais desafiador evento de vela profissional. 
  • Foile nos monocascos: O monocasco de design único será desenvolvido pelo arquiteto naval francês Guillaume Verdier, que usará a última geração de foile, o que fará com que o barco fique mais rápido, rendendo boas imagens. As tripulações serão de 5 a 7 atletas, com incentivo à vela feminina e velejadores mais jovens. A organização vai construir oito novos barcos e entregará os modelos em janeiro de 2019 aos donos. Eles estarão disponíveis para as equipes com formas de redução de custo, além de dar prioridade aos patrocinadores da atual edição a partir de outubro. 
  • Compatibilidade com o IMOCA : O design permite que a plataforma do barco seja convertida, de forma barata e rápida, em um barco IMOCA compatível com regras. Os barcos da classe IMOCA de 60 pés são usados em regatas icônicas como a navegação ao redor do mundo em solitário Vendée Globe. 
  • Catamarã voador: Além dos monocascos, a regata está lançando um novo catamarã (dois cascos) de design único de 32-50 pés. O modelo voador será usado nas regatas locais e terá tecnologia parecida com os da America’s Cup.
  • Sustentabilidade: A regata tem três pilares de ação em sustentabilidade - minimizar impactos, maximizar sua plataforma global de comunicações, e deixar um legado positivo no mundo na área de meio ambiente. Centrada numa parceria com a campanha das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o foco será na chamado à ação 'Turn the Tide on Plastic'. Uma parceria com a 11th Hour Racing está fornecendo recurso para permitir amplificação significativa em todos os programas relacionados à ciência e oceano. A AkzoNobel vai impulsionar ainda mais o programa de educação e conscientização. A ambição a longo prazo da Volvo Ocean Race é reduzir e, em seguida, eliminar o uso de combustíveis fósseis em futuros barcos, mantendo a segurança e desempenho de comunicação, bem como desenvolver novos métodos de construção e estratégias operacionais para a regata.
  • Novo percurso e formato da regata: A regata está planejando grandes mudanças para as travessias e também para as etapas na próxima década. As alterações irão reforçar o apelo comercial, preservando sua integridade esportiva. Alicante continua como cidade da abertura do evento por mais duas edições, já a chegada pode ser fora da Europa. Outra possibilidade é um percurso sem parar em torno da Antártica ou mesmo uma volta ao mundo sem escalas. Mas enquanto a rota pode variar, a regata se comprometerá a visitar a América do Norte, América do Sul, Austrália, China, e pelo menos cinco grandes mercados europeus pelo menos uma vez a cada duas edições. A cidades-sede também poderão escolher entre uma variedade de formatos de escala flexíveis - desde uma parada de 24 a 48 horas, até mais longas de cinco dias e de dois fins de semana com ativação completa. O processo de licitação para as próximas três edições será lançado hoje.
  • Regata todos os dias e novo ciclo: O Volvo Ocean Race pediu ao gerenciamento da regata que examine a viabilidade de mudar a prova para um ciclo de dois anos. Esse processo ainda está em curso, mas o que já é certo é que no futuro haverá alguma atividade da regata por dia - uma clara evolução da situação atual, com uma diferença de mais de dois anos entre as edições.
  • Caminho da Volvo Ocean Race: A regata e os seus co-proprietários Volvo Car Group e Volvo Group serão parceiros oficiais da World Sailing, como parte de um plano estratégico de longo prazo para desenvolver a próxima geração de velejadores de oceano e seus patrocinadores, proporcionando um claro caminho de desenvolvimento. A regata estabelecerá as Academias Volvo Ocean Race como parte das futuras parcerias e também proporcionará um trampolim para futuros atletas nos Jogos Olímpicos,quando a vela oceânica estiver no calendário, o que poderia ser um evento de destaque no início de Tóquio 2020.
  • Liderança e reutilização dos barcos: Os organizadores vão introduzir um novo Programa de Desenvolvimento de Liderança e Desempenho de Equipe para as empresas. O programa contará com uma regata oceânica paralela chamada Global Team Challenge, projetado para que os patrocinadores dêem a seus funcionários uma experiência única do esporte sob condições quase idênticas às enfrentadas pelos profissionais. O Global Team Challenge será focado em segurança e vai ocorrer em parte do percurso da Volvo Ocean Race. Serão usados os barcos da atual edição, os Volvo Ocean 65 com a seguinte configuração a bordo: três profissionais e oito amadores. O pacote básico será incluído na oferta comercial para patrocinadores das equipes, com oportunidades de ativação para apoiar programas de RH, branding e oportunidades adicionais para B2B e ativação de mídia. Este programa também atuará como um novo ponto de entrada para futuros patrocinadores de equipes na prova.
  • 50º aniversário: A Volvo Ocean Race teve início em 1973 com o nome de Whitbread Round the World Race. Em 2023 marcará a comemoração de seus 50 anos. A organização está planejando atividades e homenagens com as lendas que fizeram parte desses anos.
 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Ameaças a Jorginho serão investigadas

JotaCê

Ameaças a Jorginho serão investigadas

Sofreu acidente, perdeu o benefício? Entenda como transformar isso em aposentadoria antecipada e numa alta indenização

Direito na mão

Sofreu acidente, perdeu o benefício? Entenda como transformar isso em aposentadoria antecipada e numa alta indenização

Casa-cela?

Coluna Esplanada

Casa-cela?

Escalada do ódio político

Coluna Acontece SC

Escalada do ódio político

Mais de oito mil MEIs usaram o programa Juro Zero

Charge do Dia

Mais de oito mil MEIs usaram o programa Juro Zero




Blogs

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Espaço Saúde

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.