Por Mariana Feitosa - marianasfeitosa@gmail.com
Publicado 15/12/2021 15:08
Pensar, pesquisar, registrar, publicar, performar… todos verbos que fazem parte do dia a dia de um artista visual independente de sua prática artística. Pensando na urgência de fomentar o segmento das artes visuais em Itajaí acontece nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro o projeto portuário, contemplando quatro oficinas presenciais gratuitas com artistas pesquisadores: Tina Merz, Gabriel Villas, Marcos Walickosky e Gabi Bresola.
O projeto é pensado por e para artistas com objetivo de possibilitar espaços de formação relacionados à publicação de artista no território das artes visuais, bem como incentivar a publicação, registro, difusão e circulação da produção de artistas locais. Esse diálogo com os artistas convidados possibilita a ampliação dos circuitos, a troca e o intercâmbio. Por isso, apesar de voltadas para artistas visuais, as oficinas são abertas para artistas de linguagens em geral, professores e estudantes de áreas afins às artes visuais de toda a região.
As oficinas, que acontecem sempre das 9h às 17h na Casa da Cultura Dide Brandão, começam no final de semana dos 20 e 21 de novembro. No sábado, Tina Merz promove o encontro “o que você vê é o que você vê: leitura gráfica”, no qual vai discutir as possibilidades do que significa pensar e fazer design gráfico dentro das artes visuais e como traduzir um conteúdo para uma publicação.
No domingo, Gabriel Villas media a oficina “contorno do corpo espaço do entorno”, em que traz proposições para pensar as relações entre arquitetura e arte através da relação entre o contorno do corpo e o espaço do entorno do Porto de Itajaí.
No segundo fim de semana, dia 27, às 9h, Marcos Walickosky ministra “texto leitura performance publicação” em que trabalhará textos, performance e escritas dentro das artes visuais, com leituras e exercícios práticos.
Quem encerra a programação é Gabi Bresola, no domingo, dia 28, com a oficina “corpo editorial”, na qual a artista traz sua experiência como editora para pensar sobre fazer publicações nas artes visuais, levando os artistas a se entenderem como editores de seus trabalhos e processos.
Esta já é a segunda edição do projeto portuário, que reuniu artistas pela primeira vez em 2016 para criar este ambiente de discussão e formação em arte, tão escasso no circuito itajaiense. “Escolhemos para ministrar os encontros artistas com inserção não apenas no circuito de exposições, mas que também atuam como pesquisadores e pesquisadoras no campo editorial das artes visuais” comentam Kim Coimbra e Sarah Uriarte, responsáveis pelo projeto. Os dois artistas, atuantes na cidade de Itajaí, criaram em 2014 a Des - editora, espaço de pesquisa e produção em artes visuais, justamente para pensar projetos que atuem nestas lacunas.
Interessados em participar das oficinas gratuitas podem se inscrever pelo e-mail desdobraduras@gmail.com ou pelo instagram @deseditora. Portuário tem patrocínio da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura com renúncia fiscal da APM Terminals. A realização é da Des, com projeto gráfico de Bill.
Programação:
20/11 – o que você vê é o que você vê: leitura gráfica, com Tina Merz
21/11 – contorno do corpo espaço do entorno, com Gabriel Villas
27/11 – texto leitura performance publicação, com Marcos Walickosky
28/11 – corpo editorial, com Gabi Bresola
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 18.900,00
R$ 16.500,00