Blogs | Blog do Magru


Blog do Magru

Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970


De quem é a draga abandonada no Saco da Fazenda?


Publicado 15/10/2025 01:00

Draga I

A quem pertence aquela draga que está há muitos anos abandonada no Saco da Fazenda, próxima à Praia do Caminho da Carroça, na Estrada Geral de Cabeçudas? Qual foi a última vez que ela foi vistoriada por algum órgão estatal para ver se contém óleo combustível ou elementos químicos poluentes em seu interior? Mantém sua capacidade de flutuabilidade? Corre o risco de soçobrar ali mesmo, oferecendo riscos à navegação e aos esportes náuticos?

Sucesso I

Está todo mundo lendo o Blog do Magru. Muitos leitores estão conversando comigo sobre o acerto da linha editorial de moderação. Parece que há um consenso de que a fase do radicalismo político já alcançou o seu pico e, agora, começa a efetuar uma curva acentuada em direção inversa. O leitor/eleitorado começa a ficar cansado desse radicalismo que levou o cenário político brasileiro a se tornar bipolar. Eu fico feliz de perceber que o meu leitor está entendendo o nosso objetivo e que aprova a linha moderada, de analisar os fatos à luz da razão e não da paixão partidária.

Sucesso II

Um exemplo dessa moderação analítica está na afirmação de que o Governo Robison se beneficiaria mais com a eleição de Ana Paula Lima a deputada federal do que elegendo o seu vice-prefeito Rubens Angioletti. Um leitor e amigo da imprensa disse pessoalmente que ‘eu viajei na maionese’ e que propus algo ‘utópico’. Tem certa razão. Mas, o radicalismo de direita de Rubens Angioletti vai levá-lo a ser refém da bancada extremista da ultra-direita no Congresso contra o Governo Lula. E, aí, digam meus caros leitores, como ele vai ajudar Itajaí lá em Brasília cuspindo marimbondo pra cima do Governo Lula? Não vão me dizer que atirando pedra ele espera colher verbas federais para Itajaí?

Sucesso III

Então é isso, a minha moderação passa por ser extremamente realista. Não vale o que os políticos querem passar aos seus eleitores, vale a realidade crua como ela é. Eu trabalho há quase 50 anos na imprensa de Itajaí e conheço os bastidores do Congresso Nacional porque também trabalhei lá por um ano. Por experiência própria posso garantir: quem joga pedra no Governo Federal não vai colher verba federal. Na política o sistema é outro, conhecido por ‘toma lá, dá cá’ ou algo do gênero. Como deputado federal o Rubens Angioletti vai ter de escolher entre fazer parte da bancada radical de direita de oposição ao Governo Federal ou ajudar Itajaí com a conquista de verbas públicas para projetos de grande porte, como são os casos da Hidrovia dos rios Itajaí e Itajaí-Açu; túnel entre Itajaí e Navegantes; binário da BR-101; Via Portuária ....

Candidaturas I

Agora é tempo de aparecer os primeiros ensaios de candidaturas a deputado federal e estadual. Muitos nomes já se apresentaram em balões-de-ensaio. Uns continuam firmes, outros nem conseguiram decolar. Nesse sentido, conversei no dia de ontem com dois vereadores, possivelmente candidatos: Vanderley Dalmolim e Hilda Deolla. Vanderley me garantiu que não será candidato, apoiando Carlos Chiodini para deputado federal e Carlos Alberto (Balneário Camboriú) para deputado estadual – mesmo não sendo de seu partido, mas amigo fraterno.

Candidaturas II

Hilda Deola não descartou sua candidatura a deputada estadual. Segundo garantiu, está esperando a realização de uma reunião entre ela, João Paulo Tavares Bastos e Ana Paula Lima. Essa reunião foi adiada por conta do imbróglio que João Paulo está tentando resolver em Brasília como Superintendente do Porto de Itajaí. Provavelmente essa reunião, para definir as estratégias de campanha da oposição em Itajaí, poderá ocorrer ainda na semana que vem.

Guerra civil I

Dia desses afirmei aqui no Blog do Magru que a Secretaria de Educação estava em clima de guerra civil. Nessa terça-feira o prefeito Robison Coelho foi até a Secretaria e demitiu os dois principais protagonistas beligerantes: Silvano Amaro e Ken Ichi, respectivamente secretário e diretor-geral. Mas, permita-me ‘disconcordar’ do prefeito, porque essa medida extrema não resolve o problema. A questão é que o prefeito ainda não percebeu que está querendo inventar a roda. Em um português mais direto, diria que está querendo complicar o que é simples. Faça o que fez na Secretaria de Obras. Essas duas secretarias possuem DNAs gêmeos porque possuem nomes consensuais. Se Robison acertou em chamar o Tarcísio para as Obras, por que insiste em inventar a roda na Secretaria da Educação?

Guerra civil II

Um leitor me falou no pé do ouvido que o Robison vive um dilema, já que o nome consensual para ocupar o cargo na Secretaria tem vínculos familiares com ele. Mas, vamos combinar, ex é ex. Ex é um prefixo latino que significa exatamente algo que já foi, mas não é mais. Então não existe dilema nenhum, nomeia e a roda vai girar ao natural.

Forte ou fraco?

Tem gente fazendo uma análise errada sobre a puxada de tapete que tentaram dar no João Paulo na Superintendência do Porto de Itajaí. Acham que João Paulo sairá tão desgastado e fraco politicamente do cargo que sequer terá condições de ser candidato a deputado estadual em dobradinha com Ana Paula Lima. Eu analiso diferente. João Paulo foi esvaziado no cargo porque defendeu um interesse da sociedade itajaiense: não permitir o desembarque de cargas tóxicas e sujas no Porto de Itajaí. Sabendo usar essa informação politicamente ele sai extremamente fortalecido de todo o processo.

Chega

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itajaí tem de parar de empurrar com a barriga um velho problema que a Casa enfrenta durante suas sessões. A interferência externa de duas figuras completamente inconvenientes que participam das reuniões berrando o tempo todo. Dizem que não podem intervir porque ali é a ‘Casa do Povo’. ‘disconcordo’ plenamente. Ali é a casa do povo, mas, contudo, todavia, porém .... a ninguém é permitido ofender e atrapalhar o trabalho legislativo e até colocar o Poder Legislativo em um ambiente de picadeiro. Nessa terça-feira, por exemplo, uma vereadora foi chamada de bruxa e tribufu. Quem vai colocar ordem na casa?

Barrados no baile

Pelo menos três vereadores de Itajaí tiveram sérios problemas para participarem do evento de lançamento da Frente Parlamentar da Economia do Mar no Elume Park. Primeiro por uma questão burocrática de cadastramento antecipado por via digital. Resolvido o problema, apenas foi autorizada a entrada do parlamentar sem a devida assessoria. Depois, veio a questão dos trajes permitidos. Não podiam entrar quem estivesse sem sapatos (com sandálias ....) ou camisas com mangas curtas. O problema que nada disso foi avisado com a devida antecedência. Um vereador pegou uma blusa emprestada do assessor e seguiu em frente. Outro preferiu voltar para casa .... ‘deixa pra lá’ se conformou o representante do povo peixeiro.

Aniversário

Nossos parabéns de hoje vão para o amigo: Hélio José Hess.

 

Agenda

* 10 de outubro a 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materizalizadas’ de Cristilla, victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.

* 02 a 19 de outubro – Centreventos – 36ª Marejada.

16 de outubro a 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.

* 16 de outubro a 10 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.

*16 de outubro – Casa da Cultura Dide Brandão – 20 horas – Coral Villa-Lobos. Reserva de convite a partir do dia 14 no Museu Histórico.

*25 de outubro a 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Prefeitura de Itajaí fez certo em realocar os food-trucks?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

ARTE INDÍGENA

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRISE NA MORADIA

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

CRIMES DA DITADURA

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura



Colunistas

Queda na Educação

JotaCê

Queda na Educação

Otan no Brasil

Coluna Esplanada

Otan no Brasil

Em busca do dinheiro de SC

Coluna Acontece SC

Em busca do dinheiro de SC

Dia dos professores

Charge do Dia

Dia dos professores

O valor de uma boa recepção para o novo colaborador na equipe

Mundo Corporativo

O valor de uma boa recepção para o novo colaborador na equipe




Blogs

De quem é a draga abandonada no Saco da Fazenda?

Blog do Magru

De quem é a draga abandonada no Saco da Fazenda?

Silvano e Ken caíram

Blog do JC

Silvano e Ken caíram

La Vuelta de España ganha novo patrocinador máster

A bordo do esporte

La Vuelta de España ganha novo patrocinador máster




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.