Por Dr. André Vicente D'Aquino - andredaquino@hotmail.com
Publicado 24/01/2025 19:09
A dor crônica é um desafio que afeta milhões de pessoas no mundo, impactando a qualidade de vida, o sono, o humor e até mesmo os relacionamentos. Embora tratamentos convencionais, como medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios com sessões de fisioterapias, sejam frequentemente recomendados, a medicina é formada por ciências médicas diversas e que deveriam se complementar.
Bem, imagine você que, se para se construir um saber médico uma pessoa leva alguns anos, quiçá 10 anos entre o curso médico, a residência e pós-graduações, o que dirá poder ter a experiência extraordinária de deter o conhecimento de duas ciências médicas por exemplo, a medicina ortodoxa convencional e a medicina chinesa, ou ayurveda, ou germânica.
Até alguns anos atrás somente um ou outro médico imigrante acabava por associar mais de um saber médico entregando algo diferenciado para o paciente que lhe procurava.
Pois bem, novos tempos, era digital e de Inteligência Artificial. Hoje conseguimos em questão de segundos associar os sintomas e a história de vida do paciente obtendo um conjunto de informações de diversas ciências médicas, com uma abordagem complementar muito mais abrangente, para entregar um tratamento médico mais eficaz.
E como podemos aplicar essa Medicina Integrada ao tratamento da dor crônica?
A combinação de práticas da medicina convencional com terapias complementares baseadas em evidências, propulsionada pela tecnologia da Inteligência Artificial abre um campo fantástico nessa abordagem da pessoa como um todo — corpo, mente e espírito — na busca de tratar a causa raiz da dor, não apenas os sintomas.
Veja aqui alguns exemplos de Terapias Complementares para Dor Crônica
Acupuntura - uma técnica milenar da medicina chinesa, a acupuntura tem mostrado benefícios no alívio da dor crônica ao estimular pontos específicos do corpo e promover o equilíbrio energético.
PubMed com 1281 artigos científicos de dor e acupuntura (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31305037/)
Meditação e Mindfulness - a prática regular da meditação pode ajudar a reduzir a percepção da dor, diminuindo os níveis de estresse e promovendo relaxamento profundo.
PubMed com 240 artigos científicos de dor e Meditação e Mindfulness (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27658913/)
Yoga e Alongamento Terapêutico - a combinação de movimentos suaves, respiração consciente e fortalecimento muscular ajuda a aliviar dores musculares e articulares.
PubMed com 1471 artigos científicos de dor e Yoga e Alongamento Terapêutico (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35019882/)
Massoterapia - massagens terapêuticas podem aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea, reduzindo desconfortos relacionados à dor crônica.
PubMed com 4193 artigos científicos de dor e Massoterapia (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27502797/)
Fitoterapia - plantas medicinais, como cúrcuma e gengibre, têm propriedades anti-inflamatórias que podem complementar o tratamento da dor crônica.
PubMed - 3155 artigos científicos de dor e Fitoterapia (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37108246/)
Terapia Neural a terapia neural baseia-se no conceito de que o corpo humano funciona como um sistema bioelétrico.
PubMed - 40 artigos científicos de dor terapia neural (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26115657/)
Ozonioterapia medicinal - o objetivo é melhorar a oxigenação dos tecidos, modular o sistema imunológico, modular processos inflamatórios, infecciosos e nociceptivos (da dor), por meio de mecanismos celulares em resposta a um estresse oxidativo controlado.
PubMed - 502 artigos científicos de dor e Ozonioterapia medicinal (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35283802/)
Se você sofre de dor crônica, é essencial conversar com um médico antes de iniciar qualquer terapia. Um plano de tratamento deve ser individualizado, levando em consideração seu histórico médico, estilo de vida e preferências pessoais.
A medicina realizada de forma integrativa, atendendo o ser humano como espécie detentora de corpo – mente e espírito tem um escopo terapêutico amplificado e pode entregar mais resultados. Oferece uma nova perspectiva para quem lida com dor crônica, indo além do alívio temporário para promover um bem-estar duradouro. Experimente combinar diferentes terapias e veja como elas podem transformar sua qualidade de vida.
Dr. André Vicente D'Aquino
Médico - CRM/SC 9970, RQE 16764
@dr.andredaquino - contato 3508.1000
Membro da American Society of Regenerative Medicine
Membro da Associação Brasileira de Medicina Integrativa e Biorregulação
Vice-Presidente da SOBOM - Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Medicinal
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🚚☢️CARGA TÓXICA TRAVOU A BR 101! Um caminhão carregado de clorito tombou no km 261 da BR 101, em Paulo ...
Publicado 24/01/2025 18:45