SAÚDE
Alta procura por DIU e Implanon revela mudança no planejamento familiar
Ampliação dos serviços e mais informação têm levado mulheres, inclusive jovens, a buscar o planejamento reprodutivo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A procura por métodos contraceptivos de longa duração, como o DIU e o implante subdérmico, tem aumentado nos últimos anos. Em Itajaí, dados da Saúde indicam crescimento na demanda e na oferta — somente em 2025, cerca de 2,1 mil implantes foram inseridos.
Continua depois da publicidade
Segundo o coordenador de Saúde da Mulher, Arthur Rocha, o avanço está ligado à ampliação de profissionais capacitados e ao fortalecimento do planejamento reprodutivo nas Unidades Básicas de Saúde. Hoje, o acesso é principalmente pela rotina dos postos, enquanto os mutirões ajudam a ampliar atendimentos e reduzir eventuais esperas.
O município também percebe mudança no perfil das pacientes, com mais mulheres jovens e até sem filhos buscando métodos eficazes para evitar uma gravidez não planejada.
A ampliação do acesso ao planejamento familiar deve impactar positivamente indicadores como gestação não planejada e na adolescência. A estratégia busca reduzir gestações indesejadas, evitar intervalos curtos entre gravidezes e garantir mais autonomia às mulheres, além de qualificar o cuidado e melhorar os desfechos em saúde materna e infantil.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
