TEMPO
Após chuva forte, granizo e apagão, temporais podem se repetir hoje
Condições de tempestades vão até a próxima quarta-feira
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O temporal que atingiu a região no final da tarde de sábado pode se repetir neste domingo, em condições que persistem até a próxima quarta-feira. No sábado, as fortes chuvas e ventos provocaram estragos em Governador Celso Ramos e muito granizo em Luiz Alves. Na região de Itajaí, houve apagão, com cerca de 40 mil imóveis afetados, a maioria em Balneário Camboriú, Barra Velha e Itajaí.
O risco de temporais é devido a um ciclone extratropical no oceano, afastado na costa na altura dos litorais de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, associado ao calor e à umidade. Segundo a Defesa Civil do Estado, o ciclone se afasta ainda mais para alto mar neste domingo, mas segue influenciando a instabilidade do tempo em Santa Catarina no início da semana.
Continua depois da publicidade
Os temporais tendem a ser bastante isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento fortes em alguns pontos e possibilidade de granizo. O alerta de tempo instável vale pra todas as regiões do estado, mas especialmente para as áreas na divisa com o Paraná, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Até segunda-feira, o risco é de baixo a moderado pra ocorrências ligadas aos temporais.
A preocupação é maior para terça e quarta-feira, quando a formação de um novo ciclone extratropical entre o sudeste e o sul do Brasil coloca o litoral norte, o vale de Itajaí – incluindo a região da Amfri – e a Grande Florianópolis em alerta laranja pra casos de alagamentos, enxurradas e vendavais. A condição vale da madrugada de terça até a madrugada de quarta-feira.
Segundo o Laboratório de Climatologia da Univali, a região de Itajaí terá risco de chuva diária, principalmente entre o final de tarde e à noite, ao longo da semana, com momentos de sol intercalados com céu encoberto durante os dias. O calor seguirá forte na região, com mínimas entre 19/23 °C e máximas entre 30/34 °C, o que favorece a ocorrência de temporais no fim do dia.
As rajadas de ventos neste domingo podem chegar a 45 km/h na região. Entre segunda e terça-feira, as rajadas deverão ser mais fortes, podendo passar dos 60 km/h em todo o Vale do Itajaí, associadas aos temporais. A Defesa Civil do Estado alerta que pode chover de forma intensa na terça e quarta na faixa litorânea entre Floripa e Garuva, mas não há consenso no volume esperado.
Nuvem funil e granizo
O mês de janeiro terminou no sábado com intensos temporais registrados no leste catarinense devido ao calor, umidade e uma área de baixa pressão com ventos mais intensos em diferentes níveis da atmosfera, segundo boletim da Defesa Civil do Estado.
“Esses ingredientes favoreceram com que as tempestades se intensificassem rapidamente, produzindo muitos raios, granizo severo (maior diâmetro/acumulação), além de rajadas de vento mais intensas em superfície e chuva pontualmente intensa”, informou o órgão.
A pasta confirmou a ocorrência de uma supercélula (tempestade com rotação) no interior de Bom Retiro, o que favoreceu à formação de uma “nuvem funil”. O fenômeno não chegou a tocar o solo, o que provocaria danos e se tornaria um tornado.
Em Luiz Alves e Apiúna, foram registradas tempestades severas com granizo, com algumas pedras de gelo maiores que cinco centímetros. A Defesa Civil explicou que a ocorrência tem a ver com a rápida intensificação do temporal por conta do forte calor e muita unidade no ar.
Continua depois da publicidade
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
