RELIGIÃO E CULTURA
Itajaí tem caminhada de Iemanjá na segunda-feira
Evento deve reunir cerca de 4 mil pessoas em Cabeçudas, num dos maiores atos culturais afro da região
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A praia de Cabeçudas, em Itajaí, será novamente palco de fé, tradição e celebração da diversidade religiosa na segunda-feira, com a 11ª Caminhada de Iemanjá. A concentração será às 19h em frente ao Templo de Ogum Beira Mar, na rua Teresa Francisca Pereira, indo em caminhada até as areias da praia.
A manifestação, que há mais de uma década reúne milhares de pessoas em homenagem à Rainha do Mar, é um dos principais eventos culturais afro da região, unindo espiritualidade, arte e consciência social.
Continua depois da publicidade
A cada edição o evento atrai entre 3 mil e 4 mil participantes, reunindo famílias, terreiros, artistas, visitantes e moradores da região. O encontro também movimenta o turismo e a economia local. A iniciativa é idealizada por André Trindade, dirigente espiritual do Templo de Ogum Beira-Mar, que fica em Cabeçudas.
O templo realiza há anos um trabalho contínuo de caráter religioso, social e cultural reconhecido em Itajaí e na região. “A Caminhada de Iemanjá é um ato de fé, mas também de respeito, resistência cultural e amor à nossa ancestralidade. É um momento de união da cidade”, destaca Trindade.
Além da caminhada, a programação terá apresentações culturais de Juliana de Passos, Júlia Maria, Samba das Preta, Grupo Axé Odoyá e participação especial do Maracatu, reforçando o caráter artístico e comunitário da celebração.
Um dos avanços deste ano foi o diálogo com o poder público, que permitiu a realização da caminhada sem a necessidade de ação judicial, diferente de outras edições. O evento foi viabilizado com apoio da secretaria Municipal de Urbanismo e da Fundação Cultural de Itajaí, que forneceu as tendas.
A organização da caminhada conta ainda com apoio da Codetran, do Corpo de Bombeiros, da empresa Pixel Locações e Esportes Náuticos e de apoiadores. Toda a estrutura e os custos operacionais serão custeados pela organização e por parceiros, com execução exclusivamente com recursos próprios.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
