A central de regulação do Samu em Balneário Camboriú, que atende a região da Amfri, fechou 2025 com 873 trotes, sendo a 4ª regional do estado com mais ligações indevidas. Na liderança ficou a central de Blumenau, com 1721 chamadas fakes. No total, o serviço registrou 6538 trotes em 2025 em Santa Catarina.
Houve queda de 4,6% em relação a 2024, quando foram 6856 ligações, mas o problema ainda preocupa. “Estamos investindo massivamente na infraestrutura e na melhoria das condições de atendimento do ...
Houve queda de 4,6% em relação a 2024, quando foram 6856 ligações, mas o problema ainda preocupa. “Estamos investindo massivamente na infraestrutura e na melhoria das condições de atendimento do Samu. No entanto, a população também precisa fazer a sua parte”, comenta o superintendente de urgência e emergência da Secretaria Estadual de Saúde, Marcos Antônio Fonseca.
Continua depois da publicidade
Ele explica que as falsas solicitações de socorro sempre serão uma preocupação, pois a principal missão do Samu é chegar rapidamente às vítimas. “As ações de orientação que seguimos desenvolvendo contribuíram para a redução desses casos em 2025 e fortalecem a saúde dos catarinenses”, completa.
A redução de trotes é destacada diante do aumento geral nos atendimentos do Samu, de 6,82% em 2025. “Esse resultado demonstra que a educação preventiva contribui de forma efetiva para a diminuição de chamadas indevidas, liberando linhas e recursos para atendimentos reais de urgência”, observa a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Samu, Camila Nadler.
Projeto educativo nas escolas
Uma das causas pra a redução nos trotes é o projeto EducaSamu, feito em parceria do estado com a Fahece, por meio de campanhas de conscientização nas escolas. A iniciativa surgiu da necessidade de orientar adolescentes e crianças para o uso adequado do 192, já que atendentes constataram que boa parte dos chamados partiam desta faixa de idade.
“Continuamos expandindo o projeto nas escolas, ampliando o alcance entre crianças e adolescentes para conscientizar sobre a importância de não realizar trotes, garantindo que as linhas telefônicas estejam disponíveis para quem realmente precisa de um atendimento urgente”, disse a diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.
Só em 2025, o projeto passou por 369 escolas, alcançando mais 37 mil alunos em todas as regiões do estado. As visitas são realizadas a partir do contato direto dos educadores do Samu com as escolas, ou partindo de pedido das próprias instituições.
Número de trotes pro Samu em 2025
Continua depois da publicidade
1º - Vale do Itajaí (Blumenau e região): 1721
2º - Norte/Nordeste (Joinville e região): 1411
3º - Grande Florianópolis (Capital e região): 907
Continua depois da publicidade
4º - Foz do Rio Itajaí (BC e região): 873
5º - Sul (Criciúma e região): 728
6º - Extremo Oeste (Chapecó e região): 444
Continua depois da publicidade
7º - Planalto Serrano (Lages e região): 309
8º - Meio Oeste (Joaçaba e região): 145
Total: 6538