LUTO
Morre Adauto Saturnino, fundador do Saragaço da Tainha
Morador de Bombinhas tinha 62 anos e lutava contra um câncer
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Morreu na noite de terça-feira Adauto Saturnino Januário, de 62 anos, morador de Bombinhas e integrante ativo do Saragaço da Tainha, evento que marca o encerramento da temporada de pesca. Ele era irmão do professor Sérgio Saturnino Januário e enfrentava um câncer agressivo há dois anos. O velório aconteceu na capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o sepultamento no final da tarde de quarta, no cemitério da cidade.
O câncer foi diagnosticado em 2020, quando os médicos lhe deram seis meses de vida. Adauto, no entanto, viveu mais cinco anos. Há cerca de duas semanas, o quadro de saúde se agravou. Adauto deixou três filhos e uma neta.
Continua depois da publicidade
O professor Sérgio, ao lamentar a perda do irmão, recordou a importância dele para a cultura do Saragaço em Bombinhas. “Ele foi o principal fundador do Saragaço. Começou muito modesto, mas foi ganhando intensidade ao passar dos anos. Tornou-se um evento cultural, dos pescadores e suas tradições para o público, com participação principal dos pescadores e suas famílias”, recordou o professor Sérgio. Neusa, esposa de Adauto, sempre esteve ao lado do marido e os dois compartilharam todos os processos da popularização desta cultura.
Além de fundador do Saragaço, Adauto também atuou na igreja como catequista, foi secretário de Administração do município em 2005, atuou na emancipação de Bombinhas e foi vereador.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
