Os portos de Santa Catarina fecharam 2025 com balanço positivo na movimentação de cargas. No total, foram operadas 65,7 milhões de toneladas, com alta de 4,78% em relação ao ano de 2024. Os dados foram levantados pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias, junto aos terminais. O balanço consolidado deve ser apresentado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em fevereiro.
Na movimentação absoluta, o Porto de São Francisco do Sul manteve o crescimento, com 17,5 milhões de toneladas e alta acumulada nos últimos três anos de 39%. Na operação de contêineres, o estado ...
Na movimentação absoluta, o Porto de São Francisco do Sul manteve o crescimento, com 17,5 milhões de toneladas e alta acumulada nos últimos três anos de 39%. Na operação de contêineres, o estado passou pela primeira vez na história a marca de três milhões de TEUs (unidade padrão de contêiner), respondendo por 20,5% da movimentação nacional, sob liderança dos portos de Itapoá e Navegantes.
Continua depois da publicidade
Para o governo estadual, os resultados mostram a importância de políticas públicas para o setor e a capacidade dos portos catarinenses. “Estamos no caminho certo e a gente vai continuar investindo em obras e ações que garantam agilidade, reforçando a logística e o dinamismo da economia catarinense”, disse o governador Jorginho Mello (PL).
Em 2025, o estado vendeu para mais de 200 países e bateu recorde nas exportações, com faturamento histórico de US$ 12 bilhões, numa movimentação que depende da eficiência logística e portuária. Conforme o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, os números devem ser comemorados.
“O trabalho realizado pelos portos segue obtendo resultados acima da média nacional, que ficou em 4%, consolidam Santa Catarina com o segundo maior movimento de contêineres do país e refletem todo o empenho de um setor que é muito importante para a economia catarinense”, comenta.
Movimentação portuária de 2025 em SC
Resultado em toneladas:
1º - Porto de São Francisco do Sul: 17,5 milhões
2º - Porto Itapoá: 15,5 milhões
3º - Portonave: 10,8 milhões
Continua depois da publicidade
4º - Tefran (Transpetro-SFS): 10 milhões
5º - Porto de Imbituba: 7 milhões
6º - Porto de Itajaí: 4,7 milhões
Continua depois da publicidade
8º - Outros terminais: 376,9 mil toneladas
Resultado em TEUs:
Continua depois da publicidade
1º - Porto Itapoá: 1,5 milhão
2º - Portonave: 1,1 milhão
3º - Porto de Itajaí: 386,4 mil
4º - Porto de Imbituba: 106,2 mil