REGIÃO
Celesc anuncia força-tarefa contra apagões
Medidas são anunciadas após apagões em Itapema, Porto Belo e Bombinhas
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A Celesc anunciou na segunda-feira uma força-tarefa contra apagões em Itapema, Porto Belo e Bombinhas. A região da Costa Esmeralda sofreu com interrupções de energia no auge do calorão entre os últimos dias de 2025 e os primeiros de 2026. No dia 1º, o apagão durou mais de 10 horas e deixou 11 mil endereços sem luz em Itapema e Porto Belo.
As quedas de energia foram frequentes nas últimas semanas, prejudicando os moradores e turistas durante o período de alta demanda da temporada de verão. O plano de ação emergencial inclui a instalação de equipes técnicas fixas nas três cidades, ampliação dos horários de atendimento e a implantação de 40 novos transformadores em Porto Belo.
Continua depois da publicidade
As medidas visam agilizar a resposta às ocorrências e reduzir o tempo de restabelecimento em eventuais falhas. As ações foram definidas em reunião regional em Bombinhas, na semana passada, com participação de lideranças municipais. A deputada estadual Paulinha (Podemos) organizou o encontro após pedidos da população.
O diretor de distribuição da Celesc, Cláudio Varella, reconheceu o impacto que os apagões tiveram sobre famílias, moradores e turistas nesta época do ano, e reforçou o compromisso da empresa em melhorar a qualidade do serviço em toda a região. A promessa é de um fornecimento de energia mais estável e seguro.
“Com a presença permanente de equipes técnicas, reforço de manutenção preventiva, modernização de equipamentos e mobilização de recursos, esperamos não só reduzir a ocorrência de falhas, mas também melhorar a agilidade e eficácia na resposta a qualquer situação adversa”, disse.
Mobilização
Segundo a Celesc, as equipes já estão em campo fazendo ajustes e manutenção preventiva na rede, priorizando os trechos mais críticos. A infraestrutura e a dedicação de recursos serão intensificadas enquanto perdurarem as condições de maior solicitação do sistema elétrico.
Nesta época, a movimentação turística no litoral provoca um aumento expressivo no consumo de energia. A Celesc colocou em operação um plano especial de verão, com ações focadas nas regiões litorâneas e de maior fluxo turístico.
Entre as principais medidas está o reforço do sistema elétrico com a instalação de equipamentos estratégicos para garantir maior confiabilidade ao fornecimento durante os períodos de pico. Em Itapema, a subestação ganhou um transformador móvel, ampliando a capacidade da rede elétrica.
Em Bombinhas e Porto Belo, foram instalados novos geradores. O plano também prevê reforço no atendimento operacional no litoral, com aumento das equipes de emergência. Itajaí recebeu o reforço de duas equipes.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
