A projeção é de crescimento entre 5% e 20% na cadeia turística, com alta na ocupação hoteleira e no consumo de comércio, gastronomia e lazer. Só no réveillon, o município divulgou que o show de fogos foi acompanhado por mais de um milhão de pessoas na praia Central. Antes da virada, a rede hoteleira teve cerca de 85% de ocupação dos leitos.
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa do setor junto aos hotéis, com dados que serão divulgados nesta semana, deve mostrar como foi o auge da temporada e projetar a movimentação para janeiro. No comércio, os trabalhadores avaliam positivamente o balanço até agora. Após o pico do final do ano, os comerciantes relatam que o fluxo se estabiliza, mas segue alto até o carnaval. “A gente já tem uma clientela formada, e não depende só do turista”, comenta Antônio Nunes, que toca um ponto de milho e churros na Barra Sul.
Segundo o comerciante, o movimento ficou dentro do esperado no fim do ano e agora a torcida é pra que os dias sejam de sol pra atrair os banhistas. “A praia indo bem, nós também vamos bem”, afirma. Além da praia, Antônio diz que, nos últimos anos, os novos parques que a cidade recebeu e a movimentação pelos navios de cruzeiro ajudaram bastante e têm estimulado as vendas.
No centro de BC, Mariana Lopes, responsável por uma hamburgueria, conta que está tendo a melhor temporada dos três anos em que toca o negócio na cidade. No período entre o Natal e o réveillon, a movimentação foi acima do esperado, com média de 80 clientes por dia.
Embora o número caia pra cerca de 50 fora do pico, ela avalia que o resultado ainda é “muito bom”, mantendo a média até o carnaval. Em fevereiro, BC projeta um novo auge no turismo, com o Carnaval Sertanejo, pelo projeto AgroPlay Verão Festival com participação, entre outros artistas, da cantora Ana Castela.
O evento será no dia 14 de fevereiro, em estrutura no pontal norte, com entrada gratuita e área vip paga. Detalhes da programação do festival, atrações e estrutura ainda serão divulgados oficialmente pela prefeitura neste mês.
Embarque de cruzeiros
Nesta temporada, BC se junta a Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL) e Itajaí (SC) com porto de embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros. Antes, aconteciam só desembarques, mas agora os turistas poderão iniciar a viagem na cidade.
Os primeiros passageiros com partida de BC farão o embarque em 26 de janeiro, em cruzeiro com destino a Punta del Este (Uruguai) a bordo do navio MSC Preziosa. A estrutura do Atracadouro Barra Sul passa por ampliação e melhorias. Autoridades federais de fiscalização e controle aduaneiro atuarão no local.
Continua depois da publicidade
O terminal contará com áreas de embarque e desembarque separadas, sistemas de escaneamento de bagagens, fluxos organizados e controle integrado de segurança e saúde. A temporada de cruzeiros segue até 2 de abril. Cerca de 160 mil passageiros deverão passar pela cidade, com 47 escalas, com destinos nacionais e internacionais.