RÉVEILLON EM BC
Mais de um milhão de pessoas celebram a virada em BC
Show de fogos durou 15 minutos com espetáculo sincronizado e acessível
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Mais de um milhão de pessoas receberam 2026 nas areias da praia Central, um dos principais cartões-postais de Santa Catarina. Após a contagem regressiva na roda-gigante da Barra Norte, o público acompanhou 15 minutos de espetáculo pirotécnico com 16 tipos diferentes de fogos, com
diversas cores e formatos. Foram utilizadas oito balsas flutuantes na baía, com cerca de nove toneladas de material.
Continua depois da publicidade
“A festa mostrou a capacidade da nossa cidade de realizar eventos grandiosos com organização, segurança e inclusão. Recebemos moradores e turistas de todo o Brasil com alegria e cuidado. O sucesso é resultado do trabalho integrado da prefeitura, das forças de segurança e de todos os profissionais envolvidos”, destacou a prefeita Juliana Pavan (PSD).
De Curitiba, Daniel Jeremias participa dos Réveillons em BC desde 2018. “Venho visitar parentes e a cidade também. Aqui tem qualidade, segurança, infraestrutura e policiamento — coisas que outras cidades não oferecem”, disse.
Viviane Caovila também desce para BC quase todo ano. “É o mais animado. Gosto muito da praia Central, porque tem boas ondas e não são fortes. O melhor é a queima de fogos”, comentou.
O secretário de Turismo, Evandro Neiva, ressaltou a organização do evento. “Pensamos em cada detalhe, desde os fogos até as ações de acessibilidade. Montamos uma estrutura na praia com serviços essenciais para quem precisar”, afirmou.
RÉVEILLON SEGURO
Balneário Camboriú mobilizou cerca de 600 profissionais para a virada, incluindo agentes de trânsito, guardas municipais, policiais militares e segurança privada.
A força-tarefa envolveu ainda a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o BC Trânsito. Foram instaladas quatro bases de segurança em pontos estratégicos da faixa de areia e feito monitoramento ininterrupto pelas câmeras da Central de Operações da secretaria de Segurança e Ordem Pública.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar utilizaram drones com reconhecimento facial e inteligência artificial para identificar comportamentos suspeitos — tecnologia usada apenas em BC durante a virada em Santa Catarina. A Polícia Militar Ambiental atuou no policiamento náutico.
Continua depois da publicidade
LIMPEZA PÓS-RÉVEILLON
Na madrugada de 1º de janeiro, uma megaoperação de limpeza recolheu 25 cargas de caminhão de resíduos da orla da praia Central. A ação começou às 2h e mobilizou 380 profissionais da empresa Ambiental.
As equipes partiram das duas extremidades da praia em direção à praça Almirante Tamandaré, finalizando os trabalhos por volta das 5h30.
Continua depois da publicidade
Foram utilizados 22 caminhões-caçamba, 18 retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas e três caminhões hidrojato para lavar a avenida Atlântica. No total, mais de mil funcionários atuaram nas frentes de varrição, coleta e lavagem.
“Nas primeiras horas do dia a praia já volta ao normal. Essa é a marca de BC: organização, limpeza e zeladoria em dia”, destacou o secretário de Obras, Cristiano dos Santos.
COLETA DOMICILIAR
Continua depois da publicidade
A coleta domiciliar funcionou normalmente no dia 31 e continua no dia 1º. A demanda aumenta nessa época, e por isso a frota foi ampliada em 30% durante a temporada. Além disso, quatro caminhões extras reforçaram o serviço na virada do ano.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
