O bicampeonato mundial escapou do Flamengo em uma disputa de pênaltis contra o PSG na final desta quarta-feira, no Catar. Depois do empate em 1 a 1 no tempo normal e nenhum gol na prorrogação, brilhou a estrela do goleiro russo Safonov, do PSG, que defendeu quatro cobranças rubro-negras, garantindo a vitória francesa por 2 a 1 nas penalidades. Com bola rolando, Kvaratskhelia abriu o placar para o PSG, enquanto Jorginho empatou de pênalti.
O vice-campeonato do torneio Intercontinental encerra uma temporada de muitas conquistas do Flamengo. Sob o comando de Filipe Luís, os rubro-negros comemoraram os títulos da Libertadores, Brasileirão ...
O vice-campeonato do torneio Intercontinental encerra uma temporada de muitas conquistas do Flamengo. Sob o comando de Filipe Luís, os rubro-negros comemoraram os títulos da Libertadores, Brasileirão, Carioca e Supercopa do Brasil. No Catar, o Fla avançou duas fases, contra Cruz Azul e Pyramids, recebendo da Fifa os troféus do Derby das Américas e da Challenger Cup por cada vitória.
Continua depois da publicidade
Do outro lado, esta foi a primeira conquista mundial do PSG, que na última temporada venceu pela primeira vez também a Liga dos Campeões da Europa. Na Copa do Mundo de Clubes, em junho, os franceses foram até a final, mas acabaram derrotados por 3 a 0 pelo Chelsea.
O jogo
A partida começou com um susto para o Flamengo logo aos 10 minutos. Rossi tentou evitar saída de bola pela linha de fundo, mas o chute para a frente chegou até Fabian Ruiz na frente da área, que tocou para o gol vazio para fazer 1 a 0. Para a sorte do goleiro rubro-negro, a bola tinha saído quando ele chutou e o lance foi anulado pelo VAR.
O goleiro flamenguista falhou novamente em mais um lance de gol francês. Aos 36 minutos, Doue recebeu livre pela direita da área e cruzou rasteiro. Rossi tentou afastar, mas acabou ajeitando para Kvaratskhelia só empurrar pras redes.
No segundo tempo, o Flamengo foi mais presente no campo ofensivo e acabou premiado com uma falha do adversário. Após o PSG afastar mal a bola na linha de fundo, Arrascaeta foi tocado por Marquinhos dentro da área. O árbitro foi chamado pelo VAR e marcou a penalidade. Jorginho cobrou deslocando o goleiro para empatar a partida aos 17 minutos.
Com o 1 a 1 no placar o jogo ficou aberto e o Flamengo teve chances nos contra-ataques. Na melhor delas, Plata puxou contra-ataque do campo de defesa e serviu Pedro, que bateu da entrada da área, mas ela explodiu em Marquinhos e foi para fora.
Nos minutos finais, o PSG aumentou a pressão e teve a bola do jogo no último lance. Dembélé, que havia entrado faltando 15 minutos para o fim, cortou o marcador e bateu cruzado na área. A bola passou por Rossi e chegou até Marquinhos na pequena área, mas o zagueiro do PSG pegou mal na bola e ela foi pra longe.
Na prorrogação as duas equipes sentiram o cansaço e os 30 minutos extras foram de poucas oportunidades para os dois lados, levando o confronto para as penalidades.
Continua depois da publicidade
O Flamengo chegou a sair na frente com De La Cruz e Vitinha igualou para o PSG. Na segunda cobrança, Saúl parou no goleiro Safonov, que é o reserva do PSG e ganhou a posição pela lesão do titular. Eleito melhor do mundo pela Fifa nesta terça, Dembélé isolou sua cobrança e a disputa continuou 1 a 1.
A partir daí, Safonov foi decisivo: ficou parado no meio do gol para defender as cobranças de Pedro e Léo Pereira. Nuno Mendes fez 2 a 1 para o PSG e Barcola parou em Rossi no pênalti que poderia decretar o título francês. Porém, na quinta cobrança, Luiz Araújo bateu no canto esquerdo de Safonov, que acertou o lado para fazer a defesa e se consagrar como o herói do título mundial do seu clube.