O Prêmio Brasil Olímpico revelou na noite desta quarta-feira os atletas do ano do esporte brasileiro em 2025. Maria Clara Pacheco, do taekwondo, e Caio Bonfim, da marcha atlética, foram os eleitos no evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Além deles, Gabi Guimarães, do vôlei, e João Fonseca, do tênis, foram escolhidos na categoria “Atletas da torcida”.
Maria Clara Pacheco conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial na categoria até 57 kg, em outubro, na China. Ela venceu a atual campeã olímpica na final e assumiu a liderança do ranking mundial ...
Maria Clara Pacheco conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial na categoria até 57 kg, em outubro, na China. Ela venceu a atual campeã olímpica na final e assumiu a liderança do ranking mundial e olímpico. Pacheco também faturou o ouro no Grand Prix de Taekwondo de Muju em agosto.
Continua depois da publicidade
Já Caio Bonfim recebeu o prêmio de atleta do ano entre os homens pelo segundo ano seguido. Medalhista de ouro nos 20 km da marcha atlética no Mundial de Atletismo no Japão, ele também foi prata na prova dos 35 km. Já no cenário nacional, foi campeão da Copa Brasil e do Troféu Brasil, assumindo a liderança do ranking mundial nos 20 km.
A votação popular escolheu os “atletas da torcida”. Entre as mulheres, Gabi Guimarães, capitã da seleção brasileira de vôlei foi a escolhida. Ela esteve em quadra na campanha que rendeu ao Brasil o terceiro lugar no Mundial deste ano. Gabi concorreu com o conjunto de ginástica rítmica e a ginasta Flávia Saraiva.
No masculino, o tenista João Fonseca foi o mais votado, à frente do mesa-tenista Hugo Calderano e de Alison dos Santos, o Piu, do atletismo. Em seu primeiro ano no circuito mundial, Fonseca conquistou dois títulos de expressão e fechou a temporada em 24º do ranking.
Vice-campeão mundial no Rio de Janeiro em agosto, o quinteto de ginástica rítmica recebeu o prêmio de melhor equipe, formado por Nicole Pircio, Maria Paula Caminha, Eduarda Arakaki, Sofia Madeira e Mariana Gonçalves. Já revelação do esporte brasileiro foi a boxeadora Rebeca Lima, campeã mundial em setembro.