A Prefeitura de Porto Belo admitiu, nesta quarta-feira, que problemas licitatórios sucessivos acabaram por prejudicar a contratação e a consequente instalação da iluminação natalina no município. Em nota, entretanto, a administração local confirmou que conseguiu reverter a situação e deve instalar as luzes natalinas nos próximos dias – sem especificar o prazo.
“Nossa cidade terá, sim, decoração de Natal neste ano. Sabemos o quanto esse momento é esperado, seja pelas famílias que fazem da praça da Bandeira um ponto de encontro especial ou pelos comerciantes ...
“Nossa cidade terá, sim, decoração de Natal neste ano. Sabemos o quanto esse momento é esperado, seja pelas famílias que fazem da praça da Bandeira um ponto de encontro especial ou pelos comerciantes, que sentem de perto o movimento que a magia do Natal traz”, detalhou a nota.
Continua depois da publicidade
O impasse na contratação da empresa prestadora de serviços gerou várias críticas da comunidade. Moradores como A. W., de Perequê, destacaram ao DIARINHO que a situação demonstrou falta de gestão e responsabilidade com o turismo local. “Uma cidade que recebe visitantes toda a alta temporada precisa oferecer atrativos e a decoração de Natal é uma delas”, enfatizou A.
As luzes natalinas já são uma tradição em Porto Belo. Segundo a prefeitura, entretanto, a situação não saiu como programada. “A licitação, dentro dos trâmites legais, teve um recurso apresentado por uma das participantes; foi respeitado o prazo de seis dias úteis, ocorrendo, depois disso, a desabilitação da primeira colocada, que não entregou documento no prazo”, detalhou a nota oficial.
Em seguida, a nova vencedora, do Mato Grosso, acabou por desistir – o que ocorreu, segundo a prefeitura, após o prazo para viabilizar o contrato. “Com isso, a próxima colocada na licitação, do Rio de Janeiro, foi chamada”, expôs o município. A partir da assinatura, essa terceira empresa ganhou mais um prazo, visando organizar o envio dos materiais e iniciar a montagem.
A equipe da empresa vencedora já está em Porto Belo, acompanhada dos servidores da Fundação Cultural, ajustando todos os detalhes para a montagem. “A carreta com as decorações já está em trânsito”, completou a prefeitura.
Barra Velha às escuras
Os problemas com iluminação pública também foram registrados nos últimos meses em Barra Velha, onde a decoração natalina também acabou por ser instalada em cima da hora e foi aberta oficialmente no dia 7, aniversário da cidade.
A prefeitura, nesse caso, foi prejudicada pela decisão do Tribunal de Contas do Estado, que encontrou irregularidades na empresa original prestadora do serviço; em seguida, por duas vezes, o processo licitatório para contratar nova terceirizada também foi barrado pela Justiça.
Na semana passada, a prefeitura anunciou um contrato emergencial que viabilizou a retomada da troca de lâmpadas por toda a cidade e também a instalação da decoração natalina.