Segundona
Natal de Itajaí tem caravana encantada no São João
Comerciantes reclamam da falta de iluminação na praça dos Correios e na Gil Stein Ferreira
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O clima natalino já tomou conta de Itajaí. A abertura oficial do Natal Encanto 2025 atraiu centenas de pessoas que acompanharam o cortejo, com apresentação musical da banda do Noel e a chegada do Papai Noel, na noite de sexta-feira.
A programação desta segunda-feira está intensa, com o Grupo de Dança da Terceira Idade se apresentando às 17h30, no palco da Hercílio Luz, entre o Museu Histórico e a Casa da Cultura Dide Brandão. Das 18h às 22h, o projeto Aqui tem Arte promove apresentações musicais no local.
Continua depois da publicidade
A Caravana Encantada de Natal também leva o espírito natalino ao bairro São João. A partir das 18h, haverá apresentação do Trenzinho de Natal, com personagens e Papai Noel, além de bandinha e outras atrações natalinas que animam diversos bairros da cidade. O espetáculo acontece no Parque Ecológico Alessandro Weiss e deve durar cerca de duas horas.
Na sexta-feira passada, Itajaí fez o acendimento de cerca de 500 pontos de luz. Entre os pontos que receberam decoração estão a rua Hercílio Luz, praça da Matriz, Marco Zero, Beira-Rio, avenida Joca Brandão e rua Tijucas, além do Parque Náutico Odílio Garcia, ruas Estefano José Vanolli e Agílio Cunha, e a zona rural.
Por outro lado, comerciantes do centro reclamam da ausência de iluminação natalina na praça dos Correios e nas ruas Gil Stein Ferreira e Felipe Schmidt. O espaço da praça tem sido ponto de encontro de famílias que aproveitam o gramado para brincar com os filhos, conversar ou apenas curtir o ambiente – por isso sentiram falta do clima natalino nesse cantinho do centro.
Faltou luz para todos
os pontos da cidade
A secretaria de Obras, responsável pela iluminação, informou que trabalha para ampliar a decoração natalina em toda a cidade.
“Nosso desejo seria contemplar todas as mais de 1800 ruas e 92 praças do município, porém isso ainda não é possível. Neste ano, priorizamos levar o clima natalino a locais que historicamente nunca haviam recebido decoração. Um exemplo é a rua Agílio Cunha, no Cidade Nova, que recebeu uma árvore de mais de 22 metros, além de uma bela estrutura montada no Parque Náutico, em Cordeiros. Também ampliamos a decoração na área rural, contemplando 16 capelas e diversos pontos do interior, levando o espírito natalino para aquelas comunidades”, informou o secretário Tarcizio Zanelato, por meio da assessoria de imprensa.
O secretário reconheceu a importância de locais como a praça dos Correios, mas justificou que ela fica próxima a outras áreas que já receberam grandes instalações natalinas, o que, segundo ele, garante que a região esteja bem atendida.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
