CLIMA LOUCO
Ciclone extratropical pode causar temporais em Santa Catarina
Defesa Civil alerta para riscos como alagamentos, destelhamentos e ventos de até 90 km/h
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou no sábado para a formação de um ciclone extratropical que pode trazer transtornos em diversas regiões do estado nesta semana. O impacto dependerá da intensidade do sistema e das condições atmosféricas no momento.
Os maiores riscos estão previstos para esta segunda e quarta-feira. Neste domingo, o ciclone ainda não influencia o estado, e o clima deve permanecer com temperaturas elevadas, podendo chegar a 30°C em algumas regiões.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira, o dia começa com sol e calor, mas a aproximação do ciclone deve provocar chuvas intensas, principalmente no oeste catarinense, com risco de ventos fortes e queda de granizo. Os efeitos podem se espalhar por outras regiões ao longo do dia. Há risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
Na terça-feira, o tempo segue chuvoso desde a madrugada, com risco alto em todas as regiões. O mar deve ficar agitado, com previsão de ondas de até 3 metros em Florianópolis e no Litoral Sul, devido à força dos ventos.
Na quarta-feira, a chuva perde intensidade à medida que o ciclone se afasta em direção ao oceano. No entanto, os ventos permanecem fortes, com rajadas entre 70 e 90 km/h.
A Defesa Civil orienta a população a evitar circular por áreas alagadas, atravessar pontes submersas e ficar em locais seguros durante os períodos de vento forte. Também alerta para o risco de acidentes envolvendo objetos que possam ser arremessados. As atualizações podem ser acompanhadas no site e nas redes sociais da Defesa Civil.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
