SE LIGA!
Reservatórios de Itajaí estão em estado crítico
Calorão faz o consumo ir lá em cima
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Com as temperaturas batendo os 30°C em Itajaí, o consumo de água aumentou e os reservatórios esvaziaram. Alguns moradores tentaram abrir a torneira ou o chuveiro e encontraram a água bem ralinha neste sábado. A alta demanda causou redução na pressão do abastecimento em toda área urbana da cidade.
De acordo com o Semasa, os principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento de Itajaí e Navegantes estão em nível crítico. O reservatório do Morro da Cruz está completamente vazio. Ele leva água para as regiões mais altas do centro, Fazenda, Fazendinha e Praia Brava e os moradores dessas regiões já sentem o impacto.
Continua depois da publicidade
O principal conjunto de reservatórios de Itajaí fica no São Roque e eles trabalham com os níveis abaixo de 20%. Com isso, a média da pressão de abastecimento foi reduzida nos bairros Cordeiros, Murta, São Vicente, Cidade Nova, São Judas, São João, Vila Operária e Dom Bosco.
Apesar do reservatório de Cabeçudas ter 52% da capacidade ocupada, a redução está acelerada no final da tarde deste sábado. Enquanto isso, a Estação de Tratamento de Água Arapongas, que leva água para os bairros Ressacada, Canhanduba, Itaipava, Km 12, Rio do Meio, Carvalho, Nossa Senhora das Graças, Paciência e Baía, está com apenas um terço do nível total.
A orientação é que os moradores economizem a água restante no reservatório dos imóveis. Todas as atividades não urgentes e que demandam um consumo grande de água devem ser adiadas. A recomendação do Semasa é que a hidratação de pessoas e animais seja priorizada.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
