ABASTECIMENTO
Rompimento de adutora ainda prejudica abastecimento de água
ETA do São Roque já voltou a operar, mas abastecimento ainda está comprometido
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O rompimento de uma das adutoras da rede do Semasa na avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros, em Itajaí, provocou a suspensão do abastecimento em Itajaí e Navegantes. A Eta São Roque teve que ser fechada para o conserto e mesmo a produção de água tendo retornado ao longo do dia, por volta das 20h o abastecimento ainda não estava normalizado.
Durante a escavação para verificar o problema, os especialistas constataram que a fissura se encontrava em uma tubulação de 500 mm, uma das maiores do sistema, operando com altíssima pressão e interligando as regiões com maior consumo.
Continua depois da publicidade
Diante da dificuldade do serviço, foi necessário interromper a produção de água potável na Estação de Tratamento de Água (Eta) São Roque, para a secagem do local e soldagem da tubulação.
A Eta que teve sua operação suspensa é responsável pelo abastecimento de 70% de Itajaí e 90% de Navegantes, o que significa que a retomada da pressão nas redes pode acontecer de forma lenta.
Abastecimento será retomado devagar
O abastecimento amanheceu comprometido em vários bairros de Itajaí nesta terça-feira. Equipes do Semasa passaram a madrugada de terça fazendo reparos na adutora da avenida Reinaldo Schmithausen. Embora a Eta tenha retomado a produção de água tratada, os reservatórios abastecidos pela região do São Roque continuam vazios, o que impede a normalização do sistema.
Bairros como Cordeiros, Espinheiros, São Roque, parte do Itaipava, São João, parte do São Judas, Dom Bosco, Nossa Senhora das Graças, parte do centro, Fazenda e Praia Brava registraram oscilações no fornecimento durante toda a terça.
Nas áreas mais altas da Fazenda e da Praia Brava, a previsão é de que o abastecimento fosse retomado ao longo do dia, porém com possível baixa pressão no fim da tarde. Para quem tem caixa d’água, a orientação é manter o uso racional, evitando desperdícios até o restabelecimento total da distribuição.
O que diz o Semasa
De acordo com o Semasa, por volta das 20h desta terça o abastecimento ainda não estava normalizado. “Está retornando de forma gradativa e os bairros mais afetados são as áreas altas da Fazenda, Fazendinha e Praia Brava, que estão sofrendo com baixa pressão ou até desabastecimento”, explicou o órgão, em nota.
Continua depois da publicidade
“Temos uma previsão de tempo bom amanhã, não é o ideal para restabelecermos a normalidade do abastecimento, pois com sol o consumo é maior. Com um consumo racional teremos a normalidade do abastecimento com a rede totalmente pressurizada na madrugada de quarta. Todas as regiões da cidade terão água já essa madrugada, mas o alto consumo pode afetar rapidamente os reservatórios, principalmente o do Morro da Cruz, que não estará totalmente recuperado, portanto o uso racional é fundamental”, alertou o Semasa.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
