Região
Região em alerta para alto risco de temporais
Vendaval, chuva intensa e ressaca são previstos para Itajaí e BC
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o todo território catarinense sobre o risco alto de temporais a partir de sexta-feira. A formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pode resultar em temporais, rajadas de vento e até queda de granizo em todo o estado.
O risco para tempestades severas é maior no grande oeste e planaltos já durante a manhã de sexta-feira. Na parte da tarde, o temporal está previsto para chegar em áreas da grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte. A chuva intensa e vendavais devem continuar até a madrugada de sábado.
Continua depois da publicidade
As rajadas de vento podem superar os 80 km/h, por isso o risco é muito alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores. A chuva também deve ser intensa em curtos períodos, com possibilidade de alagamentos.
Apesar dos temporais diminuirem na madrugada de sábado, o vento deve ganhar força no litoral. Segundo a Defesa Civil, os ventos médios variam de 30 a 40 km/h, com rajadas de até 90 km/h. Não está descartada a possibilidade de ventos mais fortes pra região. As rajadas mais intensas devem ocorrer entre a madruga e a tarde de sábado.
Com a ventania, o mar permanece bem agitado em toda a costa catarinense, com risco alto para ressaca e alagamentos costeiros. Em Itajaí e região, as ondas podem atingir o pico de 3,5 metros. A agitação marítima deve diminuir ao longo da noite de sábado.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
