MISSÃO INTERNACIONAL
Emasa leva programa de Camboriú a evento na Itália
Engenheira representa o Brasil em missão sobre gestão da água e sustentabilidade
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A engenheira ambiental da Emasa, Rafaela Comparim Santos, está na Itália participando de uma missão técnica internacional sobre gestão e preservação dos recursos hídricos. Ela representa o Brasil no projeto O ciclo da água: sensibilização comunitária e tratamento de águas residuais, promovido pela Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), com apoio do governo italiano.
O encontro reúne profissionais de 12 países da América Latina ligados a programas de produção e conservação da água. Rafaela é a única brasileira na delegação e participa de debates e visitas técnicas voltadas à troca de experiências e ao fortalecimento de políticas de sustentabilidade hídrica.
Continua depois da publicidade
As atividades começaram no dia 3, em Florença, durante a Conferência Internacional sobre Redução de Riscos de Inundações e Secas, realizada no histórico Palazzo Vecchio. O evento foi organizado pela One Water, CIHEAM Bari e Autorità di Bacino Distrettuale dell’Appennino Settentrionale, com a presença de instituições de diversos países.
Nos próximos dias, a programação inclui a Feira Ecomondo, em Rimini — um dos principais eventos europeus sobre economia circular. Rafaela apresentará o Programa Produtor de Água de Camboriú, iniciativa da Emasa que destina parte da tarifa de água à preservação das nascentes e melhoria da qualidade da água na bacia do Rio Camboriú.
Segundo a engenheira, o diferencial do programa é unir abastecimento público e conservação ambiental. “É uma experiência única representar o Brasil e a Emasa em um encontro desse porte. Vamos mostrar o trabalho de Camboriú e aprender com as soluções adotadas em outros países”, afirmou.
A missão inclui visitas a estações de tratamento, sistemas de drenagem e projetos urbanos sustentáveis em diferentes cidades italianas. Toda a viagem é custeada pela organização de cooperação, sem custos para a Emasa.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
