LICENÇA COMPRADA
PF investiga fraudes ambientais e faz buscas em Itapema e cidades catarinenses
Operação investiga grupo suspeito de vender autorizações ilegais durante 10 anos
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A Polícia Federal iniciou na quarta a operação “Apa Segura”, que investiga fraudes em licenças ambientais ligadas à Área de Proteção Ambiental (Apa) da Baleia Franca, no sul de Santa Catarina. Um dos alvos da ação foi Itapema, onde a PF cumpriu ordens de busca e apreensão.
Foram 16 mandados cumpridos em Jaguaruna, Itapema, Araranguá, Urussanga, Armazém, Capivari de Baixo e Tubarão. As investigações começaram a partir de um pedido do Ministério Público Federal e miram um esquema de emissão irregular de licenças e autorizações ambientais entre 2015 e 2025.
Continua depois da publicidade
Segundo a PF, há indícios de que uma organização criminosa trabalhava na venda e manipulação de certidões, laudos e autorizações ambientais, contrariando decisões judiciais e a legislação vigente. O grupo teria facilitado construções irregulares e urbanização desordenada, o que pode causar contaminação de lençóis freáticos, enchentes e alagamentos em áreas protegidas.
Em Jaguaruna, onde está o foco principal da investigação, os mandados foram cumpridos no Instituto Municipal do Meio Ambiente e na Diretoria de Planejamento Urbano. Já em Itapema foram recolhidos documentos e mídias que podem ajudar a esclarecer o alcance da fraude. A operação contou com apoio de peritos e equipes da PF em várias regiões.
Os investigados podem responder por crimes contra a administração ambiental, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
