O catarinense Eluísio Antonio Voltolini, de 63 anos, referência nacional no turismo religioso, será homenageado com o Troféu São João Paulo II, concedido pelo Fórum Nacional de Turismo Religioso. A premiação reconhece sua dedicação e contribuição para o fortalecimento do segmento no país.
A entrega será durante o 7º Fórum Nacional de Turismo Religioso, programado para 25 e 26 de novembro, em Trindade, Goiás. Voltolini é fundador e presidente da Associação Brasileira de Turismo Religioso ...
A entrega será durante o 7º Fórum Nacional de Turismo Religioso, programado para 25 e 26 de novembro, em Trindade, Goiás. Voltolini é fundador e presidente da Associação Brasileira de Turismo Religioso (Abtur). Há quase 30 anos atua na área, tendo seu nome ligado à história de Nova Trento. “Em 1988, comecei os trabalhos com a Associação de Moradores do bairro Vígolo, onde está o Santuário de Santa Paulina. Isso me permitiu viver de perto todo o processo de beatificação, em 1991, e da canonização, em 2002”, lembra.
Continua depois da publicidade
Ele também foi secretário de Turismo de Nova Trento por oito anos e coordenou por cinco anos o grupo estadual de turismo religioso. “Trabalhei em parceria com o Sebrae, participei de missões técnicas no Brasil e no exterior, levando a experiência de Nova Trento para outros destinos. Tive o privilégio de participar de uma missão na Itália e Alemanha e sempre com muito orgulho de representar a cidade”, contou.
Hoje, Voltolini atua como assessor na Câmara de Vereadores de Nova Trento e segue envolvido com o setor. “Mesmo fora do executivo, sigo como entusiasta. Receber este reconhecimento é motivo de muita felicidade. Em maio, já havia recebido reconhecimento regional e agora o nacional. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.
O troféu é chancelado pela Embratur, Ministério do Turismo, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (Abbtur) e Confederação Nacional do Turismo (Cntur). A premiação é feita diretamente a lideranças que atuam no fortalecimento do segmento. “Receba nossos sinceros parabéns por esta justa homenagem e nossa gratidão por caminhar conosco nesta missão de fortalecer a fé, a cultura e o turismo do Brasil”, destacou Manoel Sidnésio Gomes de Moura, coordenador do Fórum Nacional de Turismo Religioso.
Criação da associação
Voltolini lembra que o projeto da Abtur começou em 2009, durante reunião com representantes de destinos indutores de turismo religioso do Brasil, como Aparecida, Trindade e Juazeiro do Norte. “O Ministério do Turismo exigiu a criação de uma associação nacional para que pudéssemos falar a mesma língua. Foram anos de trabalho. Agora, em 2025, a associação está em cartório aguardando registro. Contamos com uma diretoria composta por profissionais de todo o país, incluindo jornalistas, padres, bispos e especialistas em hospitalidade e gestão”, explicou.
Um dos próximos projetos encabeçado por Voltolini é a retomada do Vale Sagrado Catarinense. “Teremos uma nova rota de peregrinação, dos Caminhos do Louvor, de Ituporanga até Nova Trento, passando pela comunidade tibetana em São João Batista. Será o segundo caminho iniciático de Santiago de Compostela reconhecido no Brasil, o primeiro está no Paraná. A proposta já foi encaminhada ao governador Jorginho Mello, para o governo apoiar financeiramente o projeto”, revelou.