ABASTECIMENTO
Limpeza na adutora Arapongas pode afetar abastecimento de quatro bairros em Itajaí
Limpeza será na quarta-feira, às 5h, e deve ser concluída ao meio-dia
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Os preparativos para o verão 2025/2026 em Itajaí vão impactar no abastecimento da cidade nesta quarta-feira. A Estação de Tratamento de Água Arapongas vai passar por limpeza profunda.
A segunda maior adutora de Itajaí, com cinco quilômetros de comprimento, vai receber o procedimento a partir das 5h de quarta-feira. Bairros como Canhanduba, Carvalho, Itaipava e Ressacada podem ter ocorrências de baixa pressão ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Segundo o Semasa, o serviço vai usar a tecnologia polly pig, que consiste no lançamento de espumas de diferentes densidades dentro de adutoras. O material deve remover os resíduos incrustados nos canos, diminuindo o atrito pra passagem de água.
A aplicação dessa tecnologia já foi realizada em abril de 2025 e gerou um aumento de 20% na produção da Eta Arapongas. Ao remover a rugosidade causada pelo acúmulo de resíduos, a capacidade de escoamento de água aumenta, gerando uma economia no consumo de energia elétrica
No procedimento desta quarta-feira, a expectativa é que a duração total seja de sete horas. A previsão é que o serviço seja concluído por volta do meio-dia. Mesmo assim, a recomendação é que os moradores de toda área urbana de Itajaí e Navegantes economizem água ao longo da manhã.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
