LIXO ZERO
Mutirão vai transformar plástico recolhido em brinquedos para crianças
Limpeza do Saco da Fazenda sai da Marina Itajaí às 9h de sábado
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



A Marina Itajaí será sede do mutirão de limpeza na baía Afonso Wippel, o Saco da Fazenda, neste sábado, em ação que integra a 6ª Semana Lixo Zero Itajaí. A iniciativa, que deve reunir cerca de 120 voluntários, une preservação ambiental e causa social: todos os plásticos recolhidos, como garrafas PET e tampinhas, serão transformados em brinquedos para doação aos alunos do Parque Dom Bosco e da Casa Biel.
O evento é aberto ao público. Quem quiser participar pode se inscrever clicando aqui. A programação começa às 8h com café da manhã e oficina educativa. Por volta das 9h, tem início a limpeza do local.
Continua depois da publicidade
A ação de reaproveitamento do lixo é feita em parceria com a ong Eco Local. O plástico coletado passará por processo de reciclagem para ser triturado e moldado em novos produtos, transformando resíduos em sorrisos para as crianças.
O mutirão será encerrado com a triagem e pesagem dos materiais. Em cinco edições anteriores, o movimento Lixo Zero Itajaí já retirou mais de duas toneladas de resíduos de ruas, manguezais e praias.
“As grandes transformações começam nas ações locais. Essa mobilização representa a união da comunidade em torno de um propósito comum: cuidar do meio ambiente e do lugar onde vivemos. Ao repensar o destino dos resíduos, contribuímos para um movimento global de responsabilidade e preservação”, destaca Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.
A Marina Itajaí investe em ações de sustentabilidade e, pela quinta vez, foi certificada com o selo Bandeira Azul, que reconhece altos padrões de qualidade da água, segurança e educação ambiental.
A Semana Lixo Zero é um movimento nacional que acontece em mais de 300 cidades, com foco em práticas sustentáveis e no engajamento da comunidade pela preservação do meio ambiente.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Sábado (25), das 8h às 11h
Local – Marina Itajaí
Continua depois da publicidade
8h – Recepção com café da manhã
8h30 – Oficina da Eco Local e apresentação de dança dos alunos do Parque Dom Bosco
9h – Início do mutirão de limpeza
Continua depois da publicidade
11h – Triagem e pesagem dos resíduos coletados
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"