ITAJAÍ

Sujeira em avenida rende troca de acusações entre moradores e construtora

Denúncia é contra barro vindo de obra ao lado do condomínio Ville de Leon

Prefeitura vistoriou o local e não encontrou irregularidades na via (Foto: Leitor)
Prefeitura vistoriou o local e não encontrou irregularidades na via (Foto: Leitor)

Moradores do condomínio Ville de Leon, na avenida Itaipava, em Itajaí, estão incomodados com o barro e a lama que se acumulam na frente do prédio. Eles afirmam que o problema vem das obras da Leão Empreendimentos, que fica ao lado do condomínio. A construtora nega que a sujeira seja causada por sua obra e garante que mantém o trecho limpo.

A moradora contou que caminhões transportam terra e deixam rastros na via. “A terra cai dos caminhões e dos pneus e fica na rua, entupindo os bueiros e as valas. Já reclamamos com eles e com a prefeitura, que chegou a mandar uma equipe de limpeza, mas logo depois a sujeira volta”, relatou.

Continua depois da publicidade

Ela diz que, nos dias de chuva, a situação piora. “A lama entra no condomínio com os carros. As poças se formam e, quando passam caminhões, jogam lama pra cima das calçadas, dos muros e até nas pessoas”, afirmou.

O gerente-geral da Leão Empreendimentos, Valter, rebate todas as queixas. Ele afirma que a empresa só tem obra em um dos lados da avenida. Segundo ele, a construtora lava a via sempre que há movimentação de caminhões, inclusive no trecho em frente ao condomínio.

“Sempre fizemos as lavações da rua quando tiramos carga de barro. Lá tem várias obras e olarias. O pó e a sujeira da via não são só da nossa obra. Constantemente mandamos lavar defronte a nossa obra e ao próprio Ville de Leon, onde temos várias unidades”, afirmou.

Valter diz que a empresa está hoje em uma fase sem movimentação de terra. “Agora estamos em uma fase que não tem mais terraplanagem, estamos somente com a colocação de algumas pilastras, obra seca, no caso”, explicou. Ele também defende que há muito trânsito de caminhões na avenida, o que contribui para o problema. “A avenida Itaipava é um corredor de caminhões. Querem nos culpar pelo barro no Ville de Leon como se fosse só nossa construtora a responsável por toda a sujeira.”

O gerente afirma ainda que a empresa contrata lavações regulares, custeadas pela construtora. “Cada lavação dessa nos custa mais de R$ 2 mil. Só no último mês fizemos duas vezes a limpeza da via. O justo seria fiscalizar todas as obras da região, porque passam centenas de caminhões ali todos os dias e ninguém mais limpa”, completou.

A Prefeitura de Itajaí confirmou que recebeu duas denúncias sobre o caso recentemente. Em nota, informou que “quando foi realizada a vistoria, não foi identificada irregularidade. A rua estava limpa”. O município explicou ainda que a limpeza e manutenção da via e dos bueiros são responsabilidade da secretaria de Agricultura, que deve emitir um parecer sobre o caso nos próximos dias.

Prefeitura faz nova vistoria e determina limpeza urgente

A confusão por causa da lama na avenida Itaipava, em Itajaí, ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira. Depois de ter informado que, em vistorias anteriores, encontrou o local limpo, a prefeitura voltou ao endereço pela manhã e confirmou que havia muita terra espalhada na pista, bem em frente ao condomínio Ville de Leon.

Continua depois da publicidade

Um diretor da secretaria de Obras esteve no local e determinou que a empresa responsável pela terraplanagem fizesse a limpeza até as 15h, com uso de hidrojato para retirar o barro acumulado. O município explicou que a fiscalização foi reforçada após novas reclamações e que o serviço de limpeza seria cobrado imediatamente da construtora.

A empresa Leão Empreendimentos, que mantém uma obra ao lado do condomínio, voltou a se manifestar. O gerente-geral disse que ficou surpreso com a nova cobrança da prefeitura e que já tinha feito uma limpeza na segunda-feira: “O pessoal agora quer que lavemos a rua todo dia. Eles acham que é de graça o caminhão. Já lavamos na segunda, hoje ainda é quarta, e não somos nós que estamos sujando a rua inteira”, reclamou.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.175


TV DIARINHO


📉📁 MUDANÇA NO SIMPLES! Nova resolução obriga somar receita da pessoa física com a jurídica. Se passar ...



Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Blogs

O esporte se arrasta

Blog do JC

O esporte se arrasta



Diz aí

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.