BARRA VELHA
Ladroagem de fiação ataca o Morro do Cristo
Em nova ação dos criminosos, 80% da fiação do ponto turístico foi furtada
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]



O segundo caso grave de furto de fiação em Barra Velha foi confirmado pela prefeitura no final de semana. Desta vez, o furto na rede de iluminação pública causou o apagão de 80% da fiação da iluminação do Morro do Cristo, um dos principais pontos turísticos da cidade, bem no centro.
Um boletim foi registrado junto à Polícia Civil. A ocorrência soma-se agora aos furtos de fiação também registrados durante a semana, na tradicional “Casa do Divino”, na praça Lauro Carneiro de Loyola, no centro, e também em trajeto das margens da lagoa, abrangendo a rua Plácido Gomes de Oliveira e a avenida Vice-Prefeito José Patrocínio de Oliveira.
Continua depois da publicidade
Este primeiro registro teria acontecido no dia 12, conforme noticiou o DIARINHO. A “Casa do Divino” é uma pequena edificação de madeira destinada a recepcionar o cortejo dos devotos e imperadores do Divino Espírito Santo.
Deste ponto, os ladrões arrancaram a fiação abrindo as caixas de concreto fixadas na calçada e levando também a fiação em frente a imóveis particulares e mesmo no trajeto em frente ao fórum da comarca, ao quartel dos bombeiros Militares e à sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), todos às margens da lagoa.
Nos locais, ficaram apenas os bueiros de fiação abertos e buracos por onde a eletrificação foi arrancada – o trajeto desde a casa religiosa até o fórum é superior a um quilômetro, o que indica que o “trabalho” dos criminosos durou boa parte da madrugada.
O DIARINHO tentou apurar se os primeiros pontos prejudicados e mesmo o Morro do Cristo tiveram sua energia elétrica restabelecidos, mas não houve retorno da assessoria até o fechamento desta edição.
Cidade às escuras
Desde abril deste ano, Barra Velha vem sofrendo com o aumento gradativo de ruas sem iluminação pública. Isto porque o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou, por medida cautelar, a suspensão do pagamento de valores considerados superfaturados em um contrato de manutenção da iluminação pública da prefeitura com empresa terceirizada, relativos ao governo anterior.
No centro e nos bairros, à medida em que as lâmpadas estão queimando não têm sido trocadas. Há uma semana, a prefeitura informou que está finalizando a licitação para definição de uma nova prestadora de serviços.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.